VÍDEO: Jovem interage com ‘ave fantasma’ camuflada e imagens viralizam

ave fantasma
No vídeo, que soma quase 520 mil visualizações, é possível ver o pássaro, conhecido como ‘ave fantasma’ junto com um filhote (Reprodução/@TheFigen_/Twitter)

Um vídeo curioso que mostra uma ave completamente camuflada em cima do tronco de uma árvore se tornou viral nas redes sociais nesta semana. Nas imagens, é possível ver o pássaro, conhecido como “ave fantasma”, junto com um filhote.

Um jovem então tenta passar a mão no animal, que se movimenta por um instante e volta a se camuflar. No Twitter, o vídeo soma quase 520 mil visualizações.

A ave foi identificada como um Urutau, espécie bastante comum na Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. O nome Urutau vem do tupi e significa “pássaro fantasma”.

Esse tipo de pássaro costuma se esconder se camuflando em árvores, já que a plumagem cinza e marrom carrega uma semelhança com troncos de madeira. Eles então espreguiçam até que suas cabeças fiquem totalmente verticais e, mantendo os grandes olhos amarelados, fechados, fica praticamente impossível localiza-los no ambiente.

‘Ave fantasma’ já foi resgatada em Minas

No Sul de Minas, um animal da mesma espécie precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros no começo deste ano. De acordo com a corporação, o uratau estava na rua Cerro Azul, no bairro Santana do Pedregal, em Poços de Caldas, quando foi avistado.

Ele não apresentava ferimentos aparentes, mas não conseguia voar. Os bombeiros acionaram, então, veterinários e uma médica se ofereceu para avaliar o pássaro.

A ave foi levada para uma clínica particular e lá verificaram que ele tinha lesões neurológicas, possivelmente decorrentes de choque contra algum objeto – o que justificaria a dificuldade de voar.

O urutau foi deixado aos cuidados da veterinária, que vai providenciar o encaminhamento dela à natureza depois de ela se restabelecer.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!