BH registra 286 raios em duas horas em noite de chuva; Em Minas foram mais de um milhão em 4 meses

Apesar de assustador, fenômeno está dentro da normalidade para o verão no Sudeste (Demétrio Aguiar/Divulgação)

O céu belo-horizontino foi marcado por raios e nuvens carregadas na noite dessa terça-feira (17). De acordo com um balanço da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), 286 raios foram registrados em um intervalo de apenas 2 horas, entre às 20h e 22h. No último sábado (13), a capital mineira já havia apresentado número parecido.

Ainda de acordo com a Cemig, desde o início do período chuvoso, em outubro de 2023, foram registrados mais de um milhão de descargas atmosféricas em Minas Gerais, sendo mais de 43 mil em Belo Horizonte e região metropolitana. Somente na primeira quinzena de janeiro, a Companhia registrou mais de 9 mil raios na região central do estado.

De acordo com o diretor de articulação institucional da Defesa Civil de BH, Roger Victor, a situação atua dentro da normalidade esperada para o verão no Sudeste brasileiro. O fenômeno atmosférico El Niño, aliado às altas temperaturas e umidade disponível na atmosfera, favorece o número elevado de descargas elétricas. Em Belo Horizonte, a média de raios por minuto na noite de ontem (17) bateu a casa dos 2,3.

Alerta de risco geológico

Em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas, a Defesa Civil de BH aponta risco geológico forte na regional Pampulha até a próxima terça-feira (23). Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Se você observar alguns destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para a o Corpo de Bombeiros Militar (193).

Sinais de que deslizamentos podem acontecer:

• Trinca nas paredes.
• Água empoçando no quintal.
• Portas e janelas emperrando.
• Rachaduras no solo.
• Água minando da base do barranco.
• Inclinação de poste ou árvores.
• Muros e paredes estufados.
• Estalos.

Recomendações:

• Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
• Coloque calha no telhado da sua casa.
• Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
• Não jogue lixo ou entulho na encosta.
• Não despeje esgoto nos barrancos.
• Não faça queimadas.

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Atenção na zona rural

Durante tempestades com raios em áreas rurais, o ideal é que as pessoas busquem um abrigo que não seja embaixo de árvores ou postes, que podem atrair descargas atmosféricas devido à sua altura e, como consequência, eletrocutar as pessoas que estejam próximas.

Em casos de locais que possuem criação de animais, como gado e cavalo, o proprietário deve avaliar a instalação de aterramentos nas cercas, para facilitar o escoamento da corrente elétrica para o solo. Também é importante interromper a cerca de alguns em alguns metros, a depender da sua extensão, para diminuir a possibilidade da descarga “caminhar” por grandes distâncias por meio dos componentes metálico.

Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!