Depois de Brasília, Belo Horizonte deve ser uma das próximas cidades a receber a tecnologia do chamado 5G “puro”. Moisés Moreira, conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), informou ao jornal O Globo que a frequência será liberada para as operadoras nesta sexta-feira (29) em BH, João Pessoa e Porto Alegre.
Moreira também é presidente do Gaispi, grupo da Anatel responsável pela liberação das frequências 3,5 GHz, por onde transitará o sinal da telefonia. Segundo ele, com a liberação do sinal em BH e outras localidades, as operadoras Claro, TIM e Vivo já poderão comercializar os planos com o 5G disponível.
Ainda ao jornal O Globo, Moisés Moreira disse ainda que as próximas cidades a receberam a nova geração da telefonia são, em ordem: Goiânia, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. “Os trabalhos estão sendo feitos nessas cidades, mas ainda não há uma data definida”, disse.
O BHAZ procurou a Anatel e aguarda retorno.
Originalmente, o edital do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, previa que todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho.
No entanto, problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e na importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de Covid-19 provocaram atrasos no cronograma.
5G ‘puro’
A quinta geração de internet móvel traz promessa de velocidade ultrarrápida na conexão, viabilidade para tecnologias como as de carros que circulam sem motorista, cirurgias a distância, multiplicidade de conexões com qualidade, entre outras melhorias.
Enquanto a média da velocidade 4G no Brasil hoje é de 17,1 Mbps, o 5G pode chegar entre 1 e 10 Gbps, ou seja, cem vezes mais rápida do que a velocidade atual.
Em várias cidades, pode aparecer nos celulares um símbolo de 5G, mas a conexão não é aquela chamada de “pura”: trata-se do 5G DSS, tecnologia lançada pelas empresas de telefonia para oferecer uma suposta velocidade 5G. Mas, como a frequência ainda não está disponível no país, exceto em Brasília, a conexão não oferece os benefícios do verdadeiro 5G.
E agora?
Assim que o 5G for liberada em BH e nas outras cidades, é necessário ter um smartphone habilitado para ter acesso à tecnologia. Hoje, a Samsung lidera a lista de aparelhos com acesso à frequência no país, com 25 modelos. Em segundo, a Motorola, com 14 modelos, seguida pela Apple, com 9.
Confira aqui a lista da Anatel com os celulares compatíveis.
Mas não se preocupa: mesmo com a chegada da nova frequência, seu aparelho com 4G seguirá em conexão da mesma forma. O 4G não vai acabar, assim como o 3G e o 2G.
Quando a tecnologia for liberada, o cliente com um aparelho compatível pode entrar em contato com a Claro, Vivo ou a TIM para aderir a um plano que dê acesso à frequência mais veloz.