Adolescente de 17 anos que provocou engavetamento em BH é indiciado

Engavetamento
Caso será encaminhado ao Ministério Público e, posteriormente, para o Judiciário (Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)

A Polícia Civil concluiu as investigações e indiciou o adolescente de 17 anos que conduzia um dos carros envolvidos em engavetamento fatal na MG-010, no final de março deste ano, em frente à Cidade Administrativa. O jovem pode responder pelos atos infracionais análogos a homicídio culposo e lesão corporal na direção de veículo automotor, além de evasão do local de acidente.

Conforme apurado pela equipe da Delegacia Especializada de Investigação de Ato Infracional em BH, o adolescente dirigia uma caminhonete quando provocou o engavetamento com outros quatro veículos, matando um idoso e deixando outras pessoas feridas. Ele chegou a ser procurado pouco após o acidente na casa da família, mas não foi encontrado.

O caso será encaminhado ao Ministério Público e, posteriormente, para o Judiciário, responsável por determinar a medida socioeducativa a ser aplicada.

Relembre o caso

O acidente aconteceu no dia 21 de março, em frente à Cidade Administrativa, na altura do bairro Serra Verde, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Dos carros envolvidos no engavetamento, o adolescente dirigia uma caminhonete VW/Amarok que, conforme os pais do garoto disseram à Polícia Militar, pertence à avó dele. Quando os militares chegaram ao local do acidente, não encontraram ninguém dentro do veículo em questão, e os demais envolvidos informaram que o adolescente tinha fugido.

Ao vasculhar o carro, a equipe encontrou uma mochila com o nome do adolescente, e vários papéis com seu endereço. Nisso, a polícia foi até o endereço indicado e os pais do adolescente receberam a equipe, dizendo já estarem cientes do que havia acontecido.

Sempre de acordo com a polícia, os pais do jovem também disseram que não sabiam que ele havia pegado a caminhonete para dirigir, mas alegaram que o garoto estava levando alguém para a cidade de Vespasiano. Os responsáveis do adolescente também informaram que ele não havia chegado em casa ainda, e a equipe policial não conseguiu encontrá-lo naquele momento.

Cavalos na pista

O engavetamento envolvendo cinco carros aconteceu após dois cavalos atravessarem a pista esquerda da MG-010. Segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas acabaram ficando presas às ferragens, e uma pessoa faleceu no local, sendo confirmado pela polícia que se tratava de um idoso de 85 anos. As vítimas socorridas apresentaram politraumatismo – quando há lesão em pelo menos dois sistemas do corpo (como tórax, abdômen), sendo necessário que haja risco de vida para o indivíduo.

O condutor do primeiro carro envolvido no engavetamento relatou à polícia que diminuiu a velocidade ao se deparar com dois cavalos na pista, e que rapidamente sentiu o impacto de outro carro batendo na sua traseira. O motorista do veículo que estava logo atrás contou que também diminuiu a velocidade ao ver o da frente fazendo o mesmo, mas que o impacto que veio do carro de trás o fez bater no primeiro.

Isso causou a colisão de mais três veículos que vinham na fila. As vítimas feridas receberam atendimento médico e encaminhamento para unidades hospitalares.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!