Um novo voo com deportados dos EUA está marcado para chegar no Aeroporto de Confins, às 18h, deste sábado (15). Essa é a quarta ação desde a posse do presidente Donald Trump.
Dos 127 brasileiros que foram repatriados na manhã deste sábado, em Fortaleza, Ceará, 75 estão a caminho do estado mineiro, em voo operado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
O último voo de deportados chegou no dia 21 de fevereiro, com 94 brasileiros que chegaram ao país por Fortaleza, no Ceará. 81 seguiram viagem para Minas Gerais. Dentre os deportados que desembarcaram no Aeroporto Internacional, na região metropolitana de Belo Horizonte, 9 são crianças e 2, idosos.
Acolhimento
No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte o grupo foi recebido na Sala de Autoridades, geralmente reservada a chefes de estado. O local foi transformado em um Posto de Acolhimento aos Repatriados, com acesso à água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiro.
O Secretário Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato, acompanhou a chegada dos brasileiros.
No local, foram disponibilizados canais para que os repatriados possam entrar em contato com familiares e obter orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho, como regularização vacinal e matrícula na rede de ensino.