[Greve dos caminhoneiros] Aeroporto de Confins registra 13 voos cancelados

Falta de combustível é o fator causador dos cancelamentos

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, teve, até o começo da tarde desta segunda-feira (28), 13 voos cancelados. De acordo a BH Aiport, concessionária responsável pela administração do aeroporto, a falta de combustível é o fator causador.

A greve dos caminhoneiros, que chega ao oitavo dia, está causando o desabastecimento do aeroporto. Por conta disso, os passageiros são orientados a ligar para as companhias aéreas para saber se a viagem acontecerá ou não.

Em parceria com as companhias aéreas desde o início do movimento um plano de contingência foi ativado no início da crise. Espera-se, com isso, reduzir os impactos aos passageiros e às operações. Este plano estará em vigor até que ocorra a normalização do fornecimento de combustível.

“O suprimento de combustíveis no Aeroporto está restrito, razão pela qual o abastecimento às aeronaves continua sendo feito de forma planejada e coordenada com as companhias aéreas e distribuidoras”, afirma a BH Airport.

Maioria dos aeroportos tem combustível

Hoje, no oitavo dia da paralisação dos caminhoneiros falta combustível em pelo menos oito dos 54 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no país. A Infraero informou que monitora o abastecimento de querosene de aviação por parte dos fornecedores que atuam nos terminais. A recomendação da estatal também é de que os passageiros procurem as companhias para consultar a situação de seus voos.

Os aeroportos que estão com falta de combustível são os de São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Ilhéus (BA), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Teresina (PI).

Apesar da falta de querosene, os aeroportos estão abertos e têm condições de receber pousos e decolagens. Nos terminais em que o abastecimento está indisponível no momento, as aeronaves que chegarem só poderão decolar se tiverem combustível suficiente para a próxima etapa do voo.

A Infraero alertou aos operadores de aeronaves que avaliem o planejamento de voos para definir a melhor estratégia de abastecimento, de acordo com o estoque disponível nos terminais de origem e destino.

De acordo com a assessoria, a empresa está em contato com órgãos públicos ligados ao setor aéreo para garantir a chegada dos caminhões com combustível de aviação aos aeroportos administrados pela empresa.

Redação Bhaz com Agência Brasil

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!