Agendamento para vacinação de idosos de mais de 89 anos começa hoje

vacina idosa centro de saúde
Vacinação de idosos poderá ser feita em casa ou em um posto de vacinação pré-determinado (Tânia Rêgo/Agência Brasil + Moisés Teodoro/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) abre, nesta segunda-feira (8) o cadastramento para vacinação de idosos de mais de 89 anos contra a Covid-19. O cadastro deve ser feito pelo próprio idoso ou por um responsável através do portal da prefeitura (acesse aqui) ou pelo telefone 156. E atenção: só receberão o imunizante aqueles que tiverem se cadastrado com antecedência.

Nesta primeira etapa de vacinação dos idosos, podem se vacinar aqueles que completarem 89 anos até o último dia deste mês (28). Depois que eles realizarem o cadastro pelo site ou pelo telefone – que funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h, e nos fins de semana e feriados das 7h às 20h, na opção 2 – a PBH vai entrar em contato com cada um, sempre por telefone, para realizar o agendamento. A imunização poderá ocorrer em domicílio, com equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde, ou em um posto de vacinação que será indicado durante o contato.

Na última semana, a secretaria já havia garantido que, apesar de hoje ser apenas o início do cadastramento, a vacinação não deve demorar. Em entrevista coletiva, o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta, afirmou que o prazo máximo é de duas semanas para o início da aplicação das doses. “Uma pessoa de 94 anos, por exemplo, que se cadastrou, a resposta para ela é: em não mais do que duas semanas, a sua vacina está aí. Você está se cadastrando para uma vacina que já está de posse da Secretaria Municipal de Saúde”, explicou (veja detalhes aqui).

Critérios

Os critérios estabelecidos para a imunização serão atestados durante a visita da equipe ou no posto de vacinação, para a confirmação de que todos os idosos estejam dentro do grupo estabelecido.

A PBH reforça ainda que Belo Horizonte segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. Por isso, a mudança da ordem dos grupos a serem vacinados, assim como alguma fragmentação dentro deles, pode ocorrer dependendo do quantitativo de doses disponibilizadas à capital. Os idosos de 89 anos estão incluídos na segunda fase, contemplada com 57,3 mil  doses repassadas à capital.

Mais informações sobre a vacinação em Belo Horizonte estão disponíveis no portal da prefeitura.

Com PBH

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!