Aluna de escola municipal de BH ganha medalha em olimpíada internacional de ciências

aluna bh olimpíada
Uma aluna do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão levou o nome de BH para o mundo (Larissa Reis/BHAZ)

Uma aluna do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão levou o nome de Belo Horizonte para o mundo. Beatriz Melo Gonçalves, de 11 anos, conquistou a medalha de bronze na 5ª Olimpíada Copernicus de Ciências. Ela era a única estudante de escola pública a participar.

A competição, que reuniu estudantes de 21 países para disputar conhecimentos em ciências, foi realizada em Houston, nos Estados Unidos. Beatriz esteve nesta terça-feira (16) na Prefeitura de Belo Horizonte, onde recebeu os parabéns do prefeito Fuad Noman (PSD).

Para a menina, a conquista da medalha foi a realização de um sonho. “Fiquei muito honrada, porque eu trouxe uma medalha aqui para minha cidade. Também estou gostando muito de servir como exemplo para algumas pessoas. O recado é acreditar em si mesmo e ter confiança, que aí se você pode chegar em qualquer lugar”, diz.

Aluna conheceu a Nasa

Antes de realizar a prova, Beatriz teve a oportunidade de conhecer a Nasa, local em que pretende trabalhar no futuro, já que sonha em ser astrônoma. Ela conta, maravilhada, detalhes dessa experiência única.

“Lá você podia ver as roupas dos astronautas e as naves espaciais. Você podia tocar na lua e também tinha um avião e o ônibus espacial, que eu entrei lá também. Eu fiquei muito feliz e empolgada. Quando eu fui dormir eu agradeci muito a Deus por ter me dado essa oportunidade”, declarou, com brilho nos olhos.

O professor de matemática Fábio Andrade Machado foi quem inscreveu a aluna na competição. Para ele, é motivo de orgulho ver a menina, que acumula 18 medalhas, voando tão longe.

“Ela se destacou em sala de aula e começamos a preparação em sala e nas férias. Ela brilhou lá em Houston e trouxe essa medalha grandiosa para Minas Gerais”, declarou.

Beatriz foi parabenizada pelo prefeito Fuad (Larissa Reis/BHAZ)
Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!