Aluno de BH é reconhecido como um dos adolescentes mais talentosos do mundo

adolescentes mais talentosos do mundo
Um estudante do Sesi Minas, morador da região Nordeste de Belo Horizonte, foi reconhecido como um dos adolescentes mais talentosos do mundo (Arquivo pessoal)

Um estudante do Sesi Minas, morador do bairro Eymard, na região Nordeste de Belo Horizonte, foi reconhecido como um dos adolescentes mais talentosos do mundo no prêmio “International Star Kids Awards”. Gabriel Rocha, 13, coleciona mais de 20 medalhas conquistadas em diferentes olimpíadas de conhecimento.

Em conversa com o BHAZ, o menino disse que se sentiu muito prestigiado por ganhar reconhecimento internacional. Gabriel foi premiado na categoria educação, que reúne as crianças e adolescentes que se destacam pelo amor ao aprendizado.

“Eu tenho uma página no Instagram e, por lá, posto dicas para olimpíadas científicas, competições nas quais estudantes participam para testar o conhecimento e ganhar medalhas. Eles viram o meu desempenho na divulgação dessas olimpíadas e me convidaram para participar da premiação”, explicou o estudante.

Gabriel conta que um dos seus compromissos é democratizar o acesso ao conhecimento e, ao ganhar o prêmio, sente que está no caminho certo. “Me senti muito feliz, o que eu faço na minha página é algo que vem do interior do meu coração. É algo que eu sempre quis fazer: divulgar conhecimento”, declarou.

Mente brilhante

Gabriel Rocha é autodidata e aprendeu a falar inglês sozinho, aos cinco anos de idade. Além do projeto de divulgação de olimpíadas educacionais, ele ainda dá aulas de idiomas pelas redes sociais e YouTube.

Recentemente, o estudante foi convidado a integrar a Academia Brasileira de Jovens Cientistas (ABJC) e também participa do projeto Caça Asteroides, da NASA. E não para por aí.

“Ano passado ganhei uma medalha na Olimpíada Nacional de Ciências e fui convidado, junto com a coordenadora da minha escola, para ir em Brasília receber a premiação. A cerimônia foi para os oito melhores de cada nível dessa olimpíada e recebi a medalha das mãos do Paulo Alvim, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações”, disse.

A mãe de Gabriel, Olivia, disse ao BHAZ que não sabe mais onde colocar tanto orgulho do filho. Segundo ela, é motivo de muita alegria ser mãe de um adolescente tão engajado com a educação.

“Me sinto honrada de ter um filho como Gabriel. Ele não é só inteligente, é muito generoso. Criou esse projeto para incentivar outros jovens a se dedicarem nos estudos e as Olimpíadas Científicas abrem muitas portas”, disse ela.

Gabriel coleciona medalhas e tem a educação como sua maior paixão (Arquivo pessoal)
Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!