Garotinho de BH que aprendeu inglês aos 5 anos dá aulas gratuitas na internet e ajuda projeto social

Gabriel Rocha
Aos 8 anos, Gabriel criou um canal no YouTube para postar aulas gratuitas (Olivia Rocha/Arquivo Pessoal)

Com apenas 11 anos de idade, um garotinho de Belo Horizonte tem encantado as redes sociais ao compartilhar todo o seu conhecimento em inglês. Gabriel Rocha é autodidata e, ao BHAZ, conta que seu primeiro contato com a língua foi aos dois anos de idade. A partir dali, seu amor só foi crescendo.

“Meu contato começou aos dois anos, quando meus pais cantavam uma canção em inglês pra mim sobre amor, sobre as letras e os números. Aos 3 anos, decidi ter o meu próprio computador para aprender e perto dos 5 anos eu já era totalmente fluente no inglês”, conta.

Gabriel mora com os pais no bairro Eymard, na região nordeste de Belo Horizonte. Ele também aprendeu a falar espanhol sozinho e agora se arrisca no francês e alemão.

Paixão por ensinar

Orgulho da família e dos professores, o menino não quis guardar seus conhecimentos para si. Aos oito anos de idade ele foi convidado por uma professora da sua escola para ensinar inglês aos outros alunos, missão que aceitou com muita felicidade.

“No terceiro ano do ensino fundamental, minha professora me disse que eu era capaz de ensinar inglês. Dai comecei a separar dez minutos do meu dia, três vezes por semana, para ensinar inglês para os meus colegas e foi muito divertido! Eu já planejava e enviava por email as aulas, passava tudo no quadro, e meus colegas gostaram muito”, conta, empolgado.

E a paixão por ensinar foi tanta, que no mesmo ano Gabriel decidiu criar um canal no YouTube para compartilhar aulas online e gratuitas. Em três anos, o menino já soma mais de dois mil instritos na plataforma.

Solidariedade

E quando você pensa que não dá para se encantar mais pelo Gabriel, aí é que ele te surpreende. Apesar da pouca idade, o menino contou ao BHAZ que já tem um propósito de vida: democratizar a educação. Isso o levou a ajudar um projeto social do Rio Grande do Norte, que leva educação e cidadania à crianças e jovens carentes.

Desde o ano passado, Gabriel envia vídeo-aulas à coordenadora do Instituto Família Criativa do Campo e, para ele, é um enorme privilégio poder compartilhar seu conhecimento com aqueles que mais precisam. “Nossa, eu sinto um conforto no coração quando eu ajudo os alunos do instituto, e eles gostam muito disso. É muito bom saber que você está ajudando alguém, é muito melhor dar do que receber, não é mesmo?”, diz.

Nessa terça-feira (31), o menino recebeu um vídeo do apresentador Luciano Huck, que já exibiu em seu programa o Instituto Família Criativa do Campo, parabenizando Gabriel pelo apoio.

‘Nunca desista dos seus sonhos’

Dados de uma pesquisa realizada pelo institudo British Council, citada pelo próprio Gabriel durante a conversa, apontam que apenas 5% da população brasileira fala inglês, sendo que apenas 1% dessas pessoas é fluente. Às pessoas que, ainda que tenham acesso, enfrentam dificuldade para aprender o idioma, o menino tem um recado importante:

“Inglês abre muitas portas, o inglês te ajuda a viajar… porque inglês é uma língua universal. Com ele você pode ser reconhecido pelo mundo inteiro. Por isso, nunca desista dos seus sonhos! Se eu, com 11 anos, consigo falar inglês, você também consegue!”, diz.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!