Ambulantes protestam em BH após horas na fila para credenciamento do Carnaval 2024

ambulantes protestam
Vendedores ambulantes se manifestaram após não conseguir atendimento para a credencial do Carnaval 2024 (Reprodução/Redes sociais)

Após passarem o dia inteiro na fila para o credenciamento do Carnaval de BH, ambulantes resolveram protestar no fim da tarde desta terça-feira (16). Os manifestantes fecharam avenida do Contorno com montes de lixo em chamas.

Segundo relatos iniciais, o motivo da revolta seria o fim do credenciamento nesta terça, que deveria durar até às 20h. As pulseiras disponíveis teriam acabado em razão da grande demanda.

Na manhã desta terça-feira, a fila de pessoas interessadas em trabalhar como vendedor ambulante no Carnaval de Belo Horizonte dobrava a esquina da rua Paracatu, na região Centro-Sul. Banquinhos e até barraca foram usados na fila. Alguns desde a madrugada.

Valdeir Ferreira, 41, chegou ao local do credenciamento às 7h. Ele contou ao BHAZ que é ambulante há mais de 20 anos e que perdeu o dia de trabalho para tentar a credencial. No entanto, saiu de mãos abanando. “Fiquei o dia inteiro para não ser atendido”, diz.

Vandeir conta ter perdido dia de trabalho e que ainda assim saiu sem o credenciamento
(Asafe Alcantara/BHAZ)

O credenciamento dura entre 16 e 26 de janeiro, das meio-dia às 20h, com exceção de domingo (21), no Colégio Marconi – na rua Paracatu, 1.574, bairro Santo Agostinho. Entre as reclamações, ambulantes dizem que o atendimento foi encerrado por volta das 17h, deixando bastante gente na fila.

Ao BHAZ, a Belotur informou que foram distribuídas pulseiras conforme a quantidade de pessoas que seria possível a realização do atendimento no dia de hoje, até às 20h.

“As pessoas que não receberam a pulseira poderão voltar a partir de amanhã (17). É importante esclarecer que todos os ambulantes interessados serão credenciados e que não há limite de credenciais. Vale destacar também que serão 10 dias de cadastro, entre os dias 16 e 26 de janeiro (exceto domingo), de 12h às 20h”, completa a nota.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!