Time de futebol gay comemora 1 ano no Mineirão e abre espaço para LGBTQ+ no esporte

Divulgação/Champions LiGay

Os estádios de futebol ainda são ambientes predominantemente dominados por homens. Nos cantos das torcidas, letras de cunho homofóbico são ouvidas e perpetuadas desde a concepção do esporte. Chamar um torcedor de “gay” ou “veado”, assim como os próprios jogadores, é bastante comum. O que para muitos são xingamentos e ofensas para outros são motivo de orgulho, já que não fazem questão de esconder a própria sexualidade e vivências.

Na capital mineira, um time de futebol com jogadores gays abre precedentes para que os apaixonados pelo esporte possam praticá-lo sem sofrer com a dura realidade ainda vista nos estádios. Criado em junho de 2017, o Bharbixas está prestes a completar um ano e foi convidado pelo Mineirão para realizar um jogo de futebol amistoso no gramado do estádio. A partida será contra uma seleção de jogadores de outros times gays nacionais, no mês de comemoração internacional de Visibilidade LGBTQ+. Além do jogo, o evento que promete ter 12 horas de duração, trará uma grande festa para agitar o público. Os ingressos podem ser adquiridos por AQUI.

Reprodução/Bharbixas

“A criação do Bharbixas surgiu da necessidade em se ter um ambiente seguro para pessoas LGBTQ+ praticarem esportes sem serem julgadas por quem são ou suas habilidades técnicas. Muitos dos atletas do time pararam de jogar futebol em algum momento da vida por sofrerem homofobia no esporte. Muitos não se sentiam incluídos desde a época da educação física nas escolas”, conta Rodrigo Gosling, assessor de imprensa e goleiro do time.

O time ganhou a Champions LiGay, o primeiro campeonato de futebol brasileiro gay, no ano passado. A disputa foi realizada por equipes de jogadores, todos homossexuais, e o Bharbixas levantou o troféu para BH. Após o sucesso, o clube adotou também outras modalidades como vôlei, handball e corrida.

“Porém, mesmo com toda essa visibilidade, ainda encontramos problemas em conseguir patrocínio para o time. O Bharbixas se mantém através da venda de produtos (camisas e canecas, principalmente) e as viagens para campeonatos são totalmente custeadas pelos jogadores. Os valores que cobramos dos atletas são referente ao pagamento das quadras onde realizamos os treinos”, explica Gustavo.

Foto: Douglas Barcelos

O estádio apoiou a iniciativa desde o primeiro momento. “O Mineirão tem uma relevância histórica por ser um monumento da cidade. Pela importância do estádio temos, por obrigação, que sermos inclusivos. Apoiamos os movimentos que, de alguma forma, provoquem essa inclusão e a discussão sobre temas algumas vezes delicados. Foi assim também com a iluminação LGBTQ+, com a campanha contra o silêncio da mulher e também contra o assédio às jornalistas”, conta a assessoria do Mineirão ao Bhaz.

Mesmo estando tão envolvido com o esporte, Gustavo evita frequentar jogos do futebol profissional. “Eu, particularmente, não vou ao estádio assistir jogos do meu time de coração, pois tenho medo. As músicas das torcidas e até a forma de ofender jogadores e torcida adversária são muito machistas e homofóbicas. Além disso, sei de casos de torcedores LGBTQ+ assumidos que sofreram repressão e até ameaças. A sensação que tenho é que para as torcidas organizadas é uma ofensa ter um torcedor LGBTQ+”, desabafa.

Festa

O time Bharbixas fará, na mesma ocasião, uma grande festa em comemoração ao seu primeiro aniversário, como uma forma de dar voz à causa carregada pela bandeira trazendo assim, à sua cidade natal, um espaço seguro e livre de preconceito para a prática do esporte.

A festa, que terá início às 11h30, promete trazer muita diversão em suas quase 12 horas de duração. Além da partida amistosa, o evento contará com shows das cantoras Aretuza Lovi e Mulher Pepita; blocos de carnaval “Alô, Abacaxi!” e “Garotas Solteiras”; e diversos DJs atuantes na capital mineira.

“Será um evento histórico, onde ocorrerá o primeiro jogo de futebol com times LGBTQ+ em um estádio que sediou uma Copa do Mundo. Além de muita bola no pé, dribles e gols, as pessoas que forem ao Mineirão neste sábado (9) poderão curtir 12 horas de muita festa e diversão”, completa Gustavo.

Serviço

Aniversário de um ano Bharbixas

Quando? Sábado (9), às 11h30
Onde? Estádio Mineirão
Ingressos? Sympla | R$15 a R$40,00 conforme disponibilidade de lote
Informações? [email protected]
Contatos? 31 99213-5888 (Rodrigo Gosling) | 31 97500-5422 (Luísa Piu Caldas) | 31 99992-2449 (Leonardo Machado)

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!