Antigo Colégio Imaculada Conceição vai virar centro de educação, cultura e esporte em BH

Antigo Colégio Imaculada Conceição
PBH anunciou investimento de R$ 48 milhões no espaço (Rodrigo Clemente/PBH)

O prédio onde o Colégio Imaculada Conceição funcionou até 2021, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, vai se tornar um espaço de educação, inovação, cultura, esporte e inclusão para os alunos da rede municipal. A novidade foi confirmada pelo prefeito Fuad Noman (PSD) nesta terça-feira (27).

O espaço, que será o primeiro Centro de Educação Integral (CEI) de BH, deve começar a funcionar em 2024. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) investiu R$ 48 milhões na compra e adequação do complexo, que fica na rua da Bahia, 1.534, no bairro de Lourdes.

De acordo com a administração municipal, o CEI Imaculada Conceição contará com cerca de 170 funcionários, entre professores, serventes, cantineiros, estagiários e porteiros. O local terá capacidade para atender, das 7h às 17h, mais de 1,1 mil alunos do berçário até o 9º ano do ensino fundamental.

“A abertura do CEI significará ainda 100% do atendimento da lista de espera de 0 e 1 ano da jurisdição e a abertura de vagas livre demanda para crianças de 2 a 5 anos”, informa a prefeitura.

Cinco eixos de atuação

Ainda segundo a PBH, o CEI Imaculada Conceição vai atuar em cinco eixos: educação, inovação, cultura, esporte e inclusão. A estrutura de mais de 6,5 mil m² inclui quatro prédios no quarteirão que engloba as ruas da Bahia, Espírito Santo, Timbiras e Aimorés.

O espaço contará com salas de aula, de tecnologia e informática, laboratórios de biologia, física e robótica, biblioteca, refeitórios, setor administrativo e capela.

O projeto prevê a construção de uma unidade do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), um local voltado para a aprendizagem criativa,por meio de oficinas, cursos e workshops para estudantes, servidores e comunidade escolar da rede municipal, além dos moradores da capital.

Um espaço cultural com capacidade para 370 pessoas também deve fazer parte do CEI, funcionando como uma escola de teatro com apresentações para alunos de toda a rede, além de receber espetáculos e apresentações de parceiros.

O local também vai receber as formações oferecidas pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape), que promove ações de promoção, incentivo e colaboração para a categoria.

Já as atividades esportivas serão realizadas em um complexo com piscina olímpica descoberta e cinco quadras – duas delas cobertas -, vestiário e pátio. O espaço também poderá sediar programas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

“O Centro de Educação Integral Imaculada Conceição será um espaço educacional referência no atendimento aos alunos com deficiência, além do atendimento e acolhimento especializado para alunos acometidos por doenças raras. O Parque Multidisciplinar (salas inovadoras e pioneiras no país) vai garantir a inclusão, aos instrumentalizar, integrar e possibilitar o desenvolvimento de diversas experimentações sensoriais, motoras e cognitivas para crianças da rede”, completa a prefeitura.

Colégio Imaculada Conceição

O Colégio Imaculada Conceição decidiu encerrar suas atividades no fim do ano letivo de 2021. À época, a Congregação das Filhas de Jesus, responsável pela instituição, informou que a escolha se deu por causa dos “tempos difíceis” vividos pelo colégio, após um “cuidadoso discernimento”.

A rede percebeu “a necessidade de uma reestruturação para que possa executar, de forma sustentável, sua missão segundo seus objetivos estatutários”, segundo comunicado enviado à imprensa na ocasião.

O Colégio Imaculada Conceição se tornou uma das instituições de ensino mais tradicionais de Belo Horizonte ao longo dos seus 106 anos de história.

“As Filhas de Jesus agradecem aos que fizeram e fazem parte desta história construída com compromisso e dedicação, buscando sempre, ‘a maior glória de Deus e o bem dos próximos’, como sonhou Santa Cândida Maria de Jesus, fundadora da Congregação”, finalizou o comunicado.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!