Após onda de calor, BH pode voltar a ter pancadas de chuva nesta tarde, alerta Defesa Civil

alerta chuva bh
O alerta de pancadas de chuva de até 30 mm com raios e rajadas de vento válido até amanhã de manhã (Amanda Dias/BHAZ)

Após alguns dias de estiagem, Belo Horizonte pode ficar debaixo d’água mais uma vez. Nesta segunda-feira (17), a Defesa Civil da capital emitiu um alerta de pancadas de chuva de até 30 mm com raios e rajadas de vento válido até amanhã (18) de manhã. 

Para evitar transtornos, o órgão pede que os belo-horizontinos redobrem os cuidados. É recomendado que se evite áreas de inundação e não se trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

A Defesa Civil também alerta para os riscos de atravessar ruas alagadas ou deixar crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos. Áreas de encostas e morros merecem uma atenção ainda maior.

Em caso de raios, a recomendação é de não permanecer em áreas abertas e nem fazer uso de equipamentos elétricos. Caso haja o rompimento de cabos é necessário ligar imediatamente para a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) pelo número 116 ou para a Defesa Civil, no 199.

Em caso de rachaduras nas paredes, depressões ou minas d’água no terreno, também é preciso acionar o órgão municipal, para a realização de uma vistoria.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!