Crenças, costumes e tradições são retratados em mostra sobre a cultura brasileira

A Galeria Pedro Moraleida, localizada no prédio do Palácio das Artes, em BH, recebe, a partir de quarta-feira (12), a exposição Arte Popular Brasileira. A partir de um recorte da produção popular brasileira atual, a mostra reúne 27 obras em madeira e cerâmica que abrangem o que há de mais expressivo e original nesse segmento.

A exposição é composta de trabalhos dos artistas mineiros Ananias Elias, Artur Pereira, Geraldo Teles de Oliveira (GTO), José Ricardo Resende, José Valentim Rosa, Placidina Fernandes do Nascimento e Ulisses Pereira Chaves. Somam ao conjunto obras de João Cosmo Félix, do Ceará, Antônio Alves dos Santosde Alagoas, Cícero Alves dos Santos, de Sergipe, Francisco Moraes da Silva, do Rio de Janeiro, e Lafaete Rocha Ribas, do Paraná.

Pertencendo em sua totalidade a coleções particulares mineiras, as obras da exposição Arte Popular Brasileira representam o modo de vida de um povo, reflexo de tradições, costumes e crenças. De acordo com o diretor do Centro de Arte Popular Cemig e curador da mostra, Tadeu Bandeira, o objetivo da exposição é apresentar ao público obras de artistas brasileiros praticamente desconhecidos.

“Naturalmente, a arte popular mineira é muito conhecida e apreciada. Assim, é importante trazer até Minas Gerais alguns artistas do nordeste brasileiro e outros expoentes do Rio de Janeiro e do Paraná nunca aqui mostrados”, afirma.

Segundo Bandeira, o auge da arte popular brasileira ocorreu nas décadas de 1960 e 1970. “Dos 13 artistas participantes, apenas dois nomes ainda são vivos e atuantes: Véio (Cícero Alves dos Santos)em Sergipe e Zézin (José Ricardo Resende) em Minas. Todos os demais já se foram, mas constituem o núcleo principal dessa arte que mantém o aspecto do primitivismo e da autenticidade do nosso país”, conta.

Ainda segundo o curador, a disposição das obras foi organizada para que as peças possam ser vistas de vários ângulos – já que a sua maioria é esculpida na frente e no verso.

Serviço

Arte Popular Brasileira

Onde? Galeria Pedro Moraleida – Avenida Afonso Pena, 737

Quando? De 12/9 a 11/11. De terça-feira a sábado, das 9h às 21h; domingos, das 16h às 21h.

Quanto? Entrada gratuita

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!