BH terá ato contra Bolsonaro com participação de blocos do Carnaval; simpatizantes também se manifestam

Reprodução/Mídia Ninja

Belo Horizonte terá, neste fim de semana, atos contra e a favor do presidenciável Jair Bolsonaro, do PSL. No sábado (29), às 12h, está marcado o evento “Ato Político Cultural – Mulheres contra Bolsonaro“, na Praça Sete. E, no domingo (30), às 9h, será o dia das “Mulheres e Família em apoio à Bolsonaro“, na Lagoa da Pampulha. O Bhaz conversou com os dois movimentos e explica um pouco mais sobre as ideologias das organizadoras.

Mulheres contra Bolsonaro

O “Ato Político Cultural – Mulheres contra Bolsonaro” ganhou força nos últimos dias. O evento reunirá 25 blocos de rua de BH, entre eles, Então Brilha, Alô Abacaxi, Beiço do Wando, Bloco da Calixto e Angola Janga, a partir das 12h de sábado, na Praça Sete. Também contará com 58 coletivos e são esperadas mais de 30 mil mulheres. “Nós resolvemos organizar o ato por causa da crescente rejeição do candidato. Ele já deu inúmeras declarações machistas e misóginas, propaga a violência e o ódio, não tendo a postura necessária para um representante do povo”, explica Geanini Hackbardt, organizadora do ato contra Bolsonaro.

Em texto publicado pela Frente Brasil Popular – Minas, os organizadores escrevem que o respeito, não é “só às mulheres, mas a todos os grupos sociais, que formam a maioria da população brasileira e de uma maneira ou de outra, foram agredidos por Bolsonaro: LGBTs, Indígenas, Negros e Quilombolas, Sem Terras e até mães e avós”.

De acordo com Geanini, todos são bem-vindos. “O protagonismo do ato será feminino, com mulheres na bateria, segurança e organização. Porém, a participação é aberta a todos: homens, famílias, animais, quem quiser ir”, diz.

“Bolsonaro é um retrocesso para a população. Precisamos fortalecer a democracia e acabar com o congelamento de gastos com a educação, que o candidato foi a favor. Outro ponto é a liberação do porte de armas de forma indiscriminada para a população. Isso, de forma alguma, promove a paz como ele tenta impor, mas só propaga mais violência. Além disso, a postura dos filhos e de seu vice, General Mourão, não condiz com a necessidade da sociedade”, pontua a organizadora.

Geanini Hackbardt conclui convocando a todos para participar do evento e reforça que Bolsonaro jamais fez nada pelo povo. “Em 30 anos na vida pública no estado do Rio de Janeiro, ele não foi capaz de propor nada para melhorar a situação das pessoas por lá. Ele não tem capacidade de gerir um país”, completa.

Artistas também se mobilizam

Outro movimento nacional em curso é o de sambistas, em favor da democracia, aderindo à campanha #EleNão, contra Jair Bolsonaro. Segundo Paulinho Timor, sambista paulista, figuras como Nelson Sargento, Noca da Portela e Leci Brandão já assinaram. Em Minas Gerais, um texto e um abaixo-assinado estão sendo divulgados entre os músicos. Veja:

“O samba, um dos elementos fundamentais da cultura brasileira, sempre foi um sentinela importante em nossa sociedade. Sempre foi porta-voz das lutas pela liberdade e dos anseios do povo trabalhador que nossa elite nunca quis escutar. O fascismo que se expressa na candidatura de Bolsonaro é um perigo que merece o posicionamento de TODOS NÓS. É hora de uma defesa direta e clara de nossa sociedade e cultura.

NÃO ACEITAMOS O RACISMO REPRESENTADO POR ELE!
NÃO ACEITAMOS A MISOGINIA REPRESENTADA POR ELE!
NÃO ACEITAMOS A PERDA DE DIREITOS TRABALHISTAS REPRESENTADA POR ELE!
NÃO ACEITAMOS A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA REPRESENTADA POR ELE!
NÃO ACEITAMOS O PRECONCEITO REPRESENTADO POR ELE!

Nos posicionamos como brasileiros, artistas criadores, porque nossa origem e nossa arte repudia o que ele representa. A eleição de Bolsonaro seria um mal gigantesco para os trabalhadores, para as mulheres, para os negros enfim, para toda gente do Brasil”. Veja a lista completa no final da matéria.

Mulheres e Família em apoio à Bolsonaro

Um evento em apoio ao candidato também ocorrerá em Belo Horizonte. Com o nome “Mulheres e Família em apoio à Bolsonaro“, o evento deve reunir cerca de 3 mil pessoas na orla da Lagoa da Pampulha, neste domingo (30). “Mediante a todos os movimentos criados no Brasil, resolvemos nos unir e criar um para Belo Horizonte também. Além do grupo no Facebook, temos pessoas reunidas no WhatsApp, outras que encontramos em carreatas e lideranças de direita”, conta Carolina Salomão, moderadora da página BolsoDivas BR e uma das organizadoras.

De acordo com Carolina, a ideia do movimento é apoiar o candidato e levantar a bandeira do país pelas ruas. “Como uma mulher de direita, apoio Bolsonaro pelos princípios e valores que estamos perdendo com o passar dos anos. Por mais leis rígidas, em relação à criminalidade e ideologia de gênero para crianças. Elas [as crianças] não têm maturidade o suficiente para entender isso”, explica Carolina.

Sobre as propostas de Bolsonaro, ela se diz favorável a uma economia mais liberal, para geração de empregos, e militarização do ensino público. “Trazer o método dos colégios militares para as escolas públicas, capacitando professores. O sistema público, hoje, está muito precário. Não existir reprovação para crianças em determinadas séries, deixa os jovens semi-analfabetos”, explica.

Carolina diz que vê muita agressividade de ambos os lados. “Procuro tentar mostrar o lado positivo do meu candidato. Tem muita interpretação errada. As pessoas estão mais sentimentais que antigamente, não existia tanta frescura assim. Ele [Bolsonaro] não é a favor da mulher ganhar menos, tem a CLT para nos garantir os direitos básicos. Temos que deixar o partidarismo de lado, para que não se espalhem falácias”, completa Carolina.

O evento ocorrerá neste domingo (30), às 9h na Orla da Lagoa da Pampulha. O ponto de referência é a Igrejinha da Pampulha (Praça Geralda Damata Pimentel, rua Versilha, ao lado do Parque Guanabara).

 

Lista de artistas que aderem ao Movimento Contra Bolsonaro:

Alexandre Rezende – Cantor e compositor – BH
Alexis Martins – Compositor – BH
Aline Calixto – Cantora e compositora – BH
Alisson Geraes – Cantor – BH
Bruno Cupertino – Cantor e compositor – BH
Cabral – Cantor e compositor – BH
Chris Cordeiro – cantora – BH
Dé Lucas – Cantor e compositor – BH
Dercília Relicário – Produtora – BH
Dudu Nicácio – Cantor e compositor – BH
Dudu Pinheiro – Cantor e compositor – BH
Giselle Couto – Cantora e compositora – BH
Gustavo Maguá – Cantor e compositor – BH
Gabriel Goulart – Compositor – BH
Heleno Augusto – Cantor e Compositor – BH
Jana Mor – Cantora e compositora – BH
Lucas Fainblat – Cantor e compositor – BH
Márcia Feres – Cantora e compositora BH
Marina Gomes – Cantora e compositora – BH
Manu Dias – Cantora e compositora – BH
Michel Salvador – Cantor – BH
Raimundo do Pandeiro – Cantor e compositor – BH
Rafael Soares – Cantor e compositor – BH
Rafa Mendonça – Jornalista e DJ – BH
Serginho Beagá – Cantor e compositor – BH
Thiago Delegado – Compositor – BH
Toninho Geraes – Cantor e compositor – BH
Thiago Miranda – Cantor – Juiz de Fora
Warley Henrique – Compositor – BH
Zé Mauro – Compositor – BH

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!