Prefeitura de BH anuncia aumento de 3,86% no IPTU 2019

Yuran Khan/BHAZ

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta quinta-feira (27) reajuste de 3,86% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano de 2019. Segundo a prefeitura, o aumento está associado à variação do IPCA-E, índice de inflação do município calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e usado como base na correção de tributos como o IPTU.

Em 2019, a prefeitura esperar arrecadar R$ 1,58 bilhão com o pagamento de IPTU dos 736 mil imóveis a contribuir na capital. Algo equivalente a 12,2% do orçamento para o próximo ano. Este ano, a arrecadação foi de R$ 1,52 bilhão.

Desta forma, o subsecretário da Receita municipal, Eugênio Eustáquio Veloso, pede para que a população seja adimplente com a taxa. “O IPTU é fundamental para a realização de obras e atendimento de outras demandas da população. Em 2018, mesmo em um ano de crise, os moradores de BH estão de parabéns, pois conseguimos um índice de adimplência extremamente satisfatório, de mais de 86%”, diz.

Desconto

Quem fizer o pagamento integral do tributo ou de duas ou mais parcelas até 21 de janeiro terá desconto de 5% no valor. Entretanto, quem optar por fazer o pagamento em parcelas, poderá utilizar as guias, que têm o vencimento previsto para o dia 15 de cada mês, a partir de fevereiro.

O primeiro lote de guias do IPTU começa a ser enviado a partir de 7 de janeiro. As pessoas também podem retirar o documento pela internet a partir das 19h de 31 de dezembro.

Este é o segundo reajuste noticiado pelo executivo nesta semana, nessa quarta (26) o valor da passagem do transporte coletivo também sofreu um acréscimo, que passa a valer a partir deste domingo (30).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!