Tem para todos os gostos. São tantas as opções no bairro mais boêmio de Belo Horizonte, que os públicos mais diversos se reúnem por lá. Não dá pra contar nas mãos os bares em Santa Tereza com música ao vivo.
Bom, quer tomar uma cerveja gelada com amigos e ouvir música boa? Mas qual estilo? Voz e violão, samba, MPB, rock clássico… Lá, você acha. Não à toa, foi lá que nasceram o Clube da Esquina e a banda Sepultura, oito e oitenta.
O BHAZ preparou um guia com cinco bares que você pode curtir com amigos e ainda ouvir boa música.
Bar do Clube da Esquina
Falar de Santa Tereza é lembrar de um dos movimentos culturais mais importantes de Minas Gerais: o Clube da Esquina. Milton Nascimento, o jovem de Três Pontas, se reuniria no encontro das ruas Divinópolis e Paraisópolis com Lô e Marilton Borges, Toninho Horta, Fernando Brant dando vida à esquina mais famosa de Belo Horizonte.
Hoje, mais de 50 anos passados das reuniões dos cabeludos nos anos 1960, um casarão abriga parte da história do clube. Em meio a um passeio pela história viva, também se marca um encontro com expoentes do movimento e alguns herdeiros da musicalidade dos amigos mineiros.
Semanalmente, convidados tocam Bar do Clube da Esquina. Em dias mais concorridos, é possível ouvir Toninho Horta, Beto Guedes e os filhos Yan e Gabriel, Rodrigo Borges e outros (confira a programação).
- Endereço: Rua Paraisópolis, 738, Santa Tereza
- Funcionamento: Quarta a domingo
Espeto da Esquina
Nem só de Clube da Esquina vivem as esquinas de Santa Tereza. Uma alternativa para quem quer curtir com amigos e paquerar num local bem descontraído é o Espeto da Esquina.
Localizado no Alto dos Piolhos, o bar é um tradicional espetinho, mas com o diferencial de sempre receber convidados que tocam de samba e pagode ao melhor do pop/rock nacional e internacional.
É bem básico: comprar as fichas, fazer o pedido para o garçom e curtir entre amigos a noitada enquanto curte uma boa música.
- Endereço: Rua Bom Despacho, 2, Santa Tereza
- Funcionamento: Terça a quinta, 17h a 0h, sexta, 17h a 1h, sábado, 15h a 1h, e domingo 15h às 23h
Butiquim do Walter
Samba? Tem também. A rua Marmore é das mais disputadas do bairro, e as rodas do Butiquim do Walter são as mais concorridas. Do samba de raiz ao melhor do pagode, o local é ponto de encontro de jovens e seus ‘crushs’.
Às terças, às 19h, é Dia do Samba do Índio, com Thiago Índio e banda. Às quintas, é a vez do Pagode da Firma, no mesmo horário. E, às 17h do sábado, quem comanda a roda é A Firma.
- Endereço: Rua Marmore, 181, Santa Tereza
- Funcionamento: Terça a sexta, 17h a 0h, sábado, 10h a 0h, e domingo 10h às 17h
Alpendre
E tem mais samba! O Alpendre, um casarão histórico também na rua Marmore, é um dos pontos de encontro dos jovens nas noites de sexta e sábado. A curtição é garantida. Pode ir que a programação o coloca entre os melhores dos bares com música ao vivo em Santa Tereza.
Num quintalzão bem agradável, alguns dos nomes mais relevantes do samba de BH, como Giselle Couto e Adriana Araújo, se revezam nas apresentações. E ainda tem Gustavo Maguá, Odilara, Cinara Ribeiro e alguns dos blocos de Carnaval mais famosos da cidade, como Samba Queixinho e Me Beija que Sou Pagodeiro.
- Endereço: rua Marmore, 70, Santa Tereza
- Funcionamento: Sexta, 18h a 0h, e sábado, 16h a 0h
Iracema Bistrô Bar
O Iracema Bistrô Bar é um dos mais novos endereços de Santa Tereza, e já conquistou seu público. O bar fica bem na entrada do bairro, na rua Almandina, paralela à Hermilo Alves, na subida da avenida do Contorno.
A programação musical do estabelecimento é divulgada semanalmente, e normalmente tem música de quarta a domingo. Detalhe: sábado normalmente é rodada dupla, com um convidado no almoço e outro pra fechar o dia.
O cardápio musical varia entre samba, MPB e chorinho.
- Endereço: rua Almandina, 56, Santa Tereza
- Funcionamento: Quarta a sexta, 18h a 0h, sábado, 12h a 0h, e domingo, 12h às 20h