Barranco cede e passarela da Nossa Senhora do Carmo é interditada

Barranco cede em BH
Passarela que dá acesso à barragem Santa Lúcia foi interditada (Reprodução/TV Globo)

Parte de um barranco começou a ceder na avenida Nossa Senhora do Carmo, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, depois das chuvas que atingiram a capital mineira na manhã desta sexta-feira (19). Com isso, a Defesa Civil municipal teve que interditar o acesso à passarela que atravessa a via.

O deslizamento de terra atingiu parte da passarela, que dá acesso ao aglomerado Santa Lúcia, também na região Centro-Sul da cidade. De acordo com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), a Defesa Civil realizou vistoria no local e confirmou o risco de escorregamento do talude.

“Equipes da Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital) estão atuando na área e analisando as soluções cabíveis para o local. A BHTrans orienta que os pedestres realizem a travessia em outra passarela, que fica a cerca de 100m do local interditado”, finaliza o comunicado da PBH (leia na íntegra abaixo).

A PBH informou também que, com a interdição da passarela, foi feito um estreitamento de pista da avenida Nossa Senhora do Carmo, nos dois sentidos. “A BHTrans e a Guarda Municipal estão atuando no trânsito e auxiliando os pedestres a atravessarem. Essa operação vai ocorrer das 7h às 19h”, afirma, por nota, a gestão municipal.

Risco geológico

No início desta tarde, a Defesa Civil de Belo Horizonte já havia alertado para a possibilidade de risco geológico alto causado pelas chuvas, valendo até quarta-feira (24). O órgão recomenda “atenção no grau de saturação do solo e nos sinais construtivos”, além de reunir uma série de orientações para os belo-horizontinos. Confira:

  • Coloque calha no telhado da sua casa.
  • Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
  • Não jogue lixo ou entulho na encosta.
  • Não despeje esgoto nos barrancos.
  • Não faça queimadas.

Ainda de acordo com a Defesa Civil de BH, estes são alguns sinais de que deslizamentos podem acontecer:

  • Trinca nas paredes.
  • Água empoçando no quintal.
  • Portas e janelas emperrando.
  • Rachaduras no solo.
  • Água minando da base do barranco.
  • Inclinação de poste ou árvores.

Comunicado da PBH

“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a Defesa Civil realizou vistoria e interditou preventivamente o acesso à passarela, já que existe risco de escorregamento do talude.

Equipes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) estão atuando na área e analisando as soluções cabíveis para o local.

A BHTrans orienta que os pedestres realizem a travessia em outra passarela, que fica a cerca de 100m do local interditado.”

Edição: Thiago Ricci
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!