Bebê de 1 ano sofre queimaduras após aparelho explodir em hospital de BH

Hospital da baleia
Hospital da Baleia realizará mutirão ginecológico (Reprodução/Google Street View)

Um bebê de um ano sofreu diversas queimaduras no rosto após um aparelho explodir durante cirurgia no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte. De acordo com boletim de ocorrência registrado pela avó da criança, Rosemary de Andrade Martins, o bebê estava no local para retirar um cisto perto dos olhos. O caso ocorreu na última sexta-feira (10), e a menina foi encaminhada para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII.

Por volta das 9h, a criança subiu para realizar o procedimento e, aproximadamente às 10h, a família foi informada de uma explosão e um início de incêndio na cirurgia. O hospital também informou que a criança foi encaminhada para o João XXIII para que as queimaduras fossem tratadas.

O boletim de ocorrência ainda registra que a menina teve 5% do corpo queimado, sendo o rosto, parte do ombro e olho direito.

A avó da menina, Rosemary Andrade, disse ao Bhaz que a neta passou nesta quinta-feira (16) por uma nova cirurgia e está sedada no João XXIII. “Agora estamos esperando que ela acorde logo. O que eu mais quero é que ela saia dessa. Minha neta tem somente um aninho e já passou por tanto”, desabafou.

A família ainda não sabe se entrará com algum tipo de processo contra o hospital, mas cobra explicações. “Algo tem que ser feito, essas coisas não acontecem assim do nada. As investigações têm que prosseguir para que isso não ocorra com nenhuma outra criança”, disse a avó.

“Ficamos na esperança que não haja sequelas. Estamos realmente crendo em um milagre, que vai dar tudo certo”, conta. A avó da criança ainda pede orações. “Todo pensamento positivo, oração e manifestações de afeta são bem vindos, ela vai superar”, completa.

O estado de saúde da criança é estável e o hospital informou que está prestando todo o apoio necessário e acompanhamento. Além disso, explicou que a perícia não encontrou falhas no equipamento e que as causas estão sendo investigadas.

Confira a nota, na íntegra, do Hospital da Baleia:

“Sobre o incidente com a criança L.V.O.A, o Hospital da Baleia esclarece:

– Na manhã de sexta-feira (10/08), L.V.O.A passou por um procedimento de retirada de um cisto (verruga) na região da pálpebra. Durante a cauterização, houve um incidente que veio a provocar queimaduras na face e no dorso da paciente. Uma perícia técnica realizada no dia do fato não constatou falhas no equipamento utilizado, que está com manutenção em dia. As causas ainda estão sob investigação.

– Imediatamente após o incidente, as equipes atuaram prontamente a fim de estabilizar a paciente e dar os primeiros atendimentos. Após a estabilização e a comunicação à família, a paciente foi encaminhada para o João XXII, hospital referência em queimados, com o acompanhamento dos profissionais do Baleia.

– Profissionais do Hospital da Baleia – incluindo a diretoria clínica, médicos, psicólogo e assistente social – estão acompanhando, pessoalmente, a melhora do estado de saúda da paciente, que é estável. A equipe está solidária prestando o devido acolhimento à família e vem oferecendo, com prioridade, todos os esclarecimentos aos órgãos competentes.”

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!