Belo Horizonte é eleita uma das três principais ‘cidades inteligentes’ do mundo; entenda

cidade inteligente
Dentre as 97 cidades inscritas, o congresso levou em conta aquelas que se destacam em iniciativas públicas baseadas em tecnologia e inovação (Henrique Coelho/BHAZ)

Belo Horizonte foi considerada uma das três principais “cidades inteligentes” do mundo em evento sediado no México, na noite de ontem (8). Dentre as 97 cidades inscritas, o Congresso Smart City Expo Latam levou em conta aquelas que se destacam em iniciativas públicas baseadas em tecnologia e inovação.

A capital mineira ficou entre as três premiadas na principal categoria, “Cidade Latam”, que reconhece o município pelo conjunto de iniciativas inteligentes e inovadoras e sua integração em prol da sociedade. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Chaves Beato Filho, comemorou a conquista.

“Este reconhecimento mostra a importância deste setor para a nossa a cidade e reforça que estamos no caminho certo, em um esforço integrado de toda a prefeitura. O que queremos com o programa Belo Horizonte Smart é implementar soluções tecnológicas em vários níveis e de vários tipos para melhorar a vida do cidadão”, destaca.

Programas premiados

Dentre as principais iniciativas de BH que chamaram a atenção dos participantes do congresso, destacam-se a possibilidade de solicitação de mais de 560 tipos de serviços por meio do aplicativo on-line PBH App. Além disso, a cidade possui mais de 700 quilômetros de fibra óptica e 99% da iluminação pública equipada com lâmpadas LED.

Na inovação, chamam a atenção os programas Programando o Sonho Delas, realizado pela Prodabel (Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte), e a Biofábrica de joaninhas, liderada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além do Laboratório Aberto, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!