Belo Horizonte já começa a receber novos abrigos de ônibus

Belo Horizonte começou a receber novos abrigos em pontos de ônibus. Nessa primeira etapa, estão sendo implantados seis abrigos, todos na avenida Afonso Pena (confira os pontos exatos no fim desta reportagem).

A meta é que os 1,3 mil novos equipamentos sejam instalados em um prazo de quatro anos, com previsão de cerca de 50% seja implantada no primeiro ano. Parte desses abrigos vai substituir os que estão na cidade há mais de 15 anos, 100 serão instalados em áreas históricas, 100 são menores e destinados às áreas com calçadas estreitas e parte nos locais com maior quantidade de pessoas embarcando.

Os novos abrigos serão instalados pelo Consórcio PRABH, vencedor da licitação 07/2015, inicialmente na área central e nas grandes avenidas, exceto nas que possuem estações de transferência do Move. O tamanho dos novos abrigos exige o uso de calçadas com, no mínimo, 4 metros (os menores serão em calçadas com 2 metros).

Hoje, Belo Horizonte possui 1.433 abrigos para calçadas estreitas e 1.363 para calçadas largas, sendo que 42 abrigos diferenciados estão instalados na avenida Pedro II para operação do transporte coletivo em faixas exclusivas. Parte dos abrigos que serão substituídos poderão ser restaurados e reinstalados em locais que os demandem.

Os novos abrigos serão mais modernos, mais confortáveis, com proteção traseira e lateral de metal vazado, têm uma capacidade 25% maior que os atuais e pontos energizados tanto para exploração da publicidade como para iluminação noturna (mais segurança) e com o nome do local onde está instalado.

Há um espaço reservado exclusivamente para cadeirantes e também assentos para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com criança no colo.

Um painel instalado no abrigo permite a oferta de uma série de facilidades para o usuário, como a indicação do tempo para chegada do ônibus. Esses painéis são colocados em pontos com abrigos, onde há parada de mais ônibus e um maior número de usuários, e nas estações do Move.

As mesmas informações veiculadas nos painéis também são repassadas nos smartphones que já instalaram o aplicativo Siu Mobile BH.

A meta da BHTrans é de que cerca de 70% dos usuários embarquem em pontos abrigados. Hoje, esse percentual é de 55%. Com os novos abrigos, a meta será alcançada.

A concessionária do abrigo vai investir cerca de R$ 30 milhões para as implantações e mais R$ 30 milhões ao longo do contrato de quatro anos para manutenção e inovação. Ela explorará a publicidade dos equipamentos.

Pontos de implantação de novos abrigos na av. Afonso Pena:

  • ponto Praça Sete – Edifício Mariana (número 540)
  • ponto Praça Sete – Hotel Financial (571)
  • ponto Praça Sete – Casa da Fotografia (749)
  • ponto Praça Sete – Banco da Lavoura (776)
  • ponto Prefeitura 2 (1.148)
  • ponto Prefeitura 2 (1.162)

Com PBH

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!