Betim perde 270 doses de vacinas contra a Covid-19 após câmara ficar desligada

unidade-básica-de-saúde-jardim-petrópolis-betim
Unidade Básica de Saúde Jardim Petrópolis armazenava doses da AstraZeneca (Reprodução/Google Street View)

O município de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, perdeu 270 doses de uma das vacinas contra a Covid-19. Segundo informou a prefeitura da cidade, a câmara de armazenamento dos imunizantes ficou desligada desde o sábado (19). As doses perdidas são da vacina AstraZeneca.

De acordo com a Prefeitura de Betim, a equipe terceirizada que é responsável pela limpeza da Sala de Vacina da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Petrópolis desligou a câmara de vacinas no sábado, dia da higienização do local. Na manhã desta segunda-feira (21), os profissionais que trabalham na sala notaram logo no início do expediente que a câmara estava desligada.

A equipe comunicou o fato à gerência da unidade e à Central de Vacinas de Betim. Um relatório sobre o ocorrido identificou a perda de 270 vacinas da AstraZeneca. Esses eram os únicos imunizantes contra a Covid-19 que estavam armazenados na UBS em questão.

Outras 1.442 doses perdidas

Além disso, outras 1.442 vacinas contra doenças diversas também acabaram perdidas. Conforme informado em nota pela Prefeitura de Betim, a administração municipal “está apurando a intercorrência para tomar as providências cabíveis” (confira abaixo a nota na íntegra).

Atualmente, Betim está na fase de vacinação das grávidas e puérperas até 45 dias após o parto e sem comorbidades. A prefeitura iniciou a imunização desse grupo no sábado, promovendo um mutirão de vacinação em três postos. A idade para as gestantes e puérperas se vacinarem é a partir dos 18 anos.

Nota da Prefeitura de Betim na íntegra

A PREFEITURA DE BETIM INFORMA

No último sábado (19), durante limpeza geral da Sala de Vacina da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Petrópolis – realizada por empresa terceirizada responsável pela higienização do local -, a câmara de vacinas foi desligada e não foi religada. A equipe responsável pela Sala de Vacina identificou que o equipamento estava desligado na manhã de hoje (21), no início do expediente, e comunicou o fato à gerência da unidade e à Central de Vacinas do município. Conforme relatório realizado, foram perdidas 270 doses da vacina AstraZeneca – únicas contra a covid-19 armazenadas na UBS – e 1.442 de outros imunizantes. A prefeitura está apurando a intercorrência para tomar as providências cabíveis.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!