BH 126 anos: o bar que tem quase a mesma idade da capital mineira

bar do orlando
Nesses 126 anos de BH, tem um bar em específico que tem acompanhado o crescimento de uma grande capital. E ele é o mais antigo da cidade (Redes Sociais)

BH completa 126 anos nesta terça-feira (12) e, entre as várias marcas que a capital mineira carrega ao longo das décadas, uma, em específico, ganhou muita força recentemente: ser uma referência em bares. Do copo sujo ao mais “gourmet”, os botecos de Belo Horizonte têm muito respeito em todo o Brasil e marcam presença em várias listas dos melhores do país.

Mas existe aquele que acompanha a cidade desde o começo. O mais antigo, quando BH ainda dava os primeiros passos para se tornar uma grande capital. O Bar do Orlando com 104 anos de história.

Aberto em 1919, o bar carrega o título de ser o mais antigo de Belo Horizonte. Localizado na praça do Cardoso, parte baixa de Santa Tereza, bem perto da linha do trem, na região Leste. Mas antes era chamado de Bar dos Pescadores.

O jornalista e historiador Luis Góes cresceu a dois quarteirões do bar. Ele afirma que o primeiro nome vem do fato de o pessoal parar no boteco para tomar uma pinguinha antes de pegar o trem na “Parada do Cardoso”, para ir a Sabará ou Roças Grandes pescar no Rio das Velhas.

Em 1980, Orlando Siqueira saiu de Santa Luzia, na região Metropolitana de BH, para comprar o bar do antigo proprietário, seu tio Pedro de Assis.

De lá para cá ele assumiu os negócios e tem passado, cada vez mais, a administração para o filho Orlandinho, que, juntos, moram nos fundos do estabelecimento.

E além de oferecer cerveja gelada, o local oferece ainda petiscos saborosos. No início, o tira-gosto era sardinha, frango frito e ovo cozido.

Depois, vieram batata cozida, linguiça e o torresmo de barriga. Eles se juntaram ao quibe, pastel e empada, tudo na estufa que fica a vista dos clientes. Orlandinho acrescentou ainda, ao cardápio, o contrafilé com fritas e várias opções de espetinho.

Porque BH é considerada a capital dos bares?

Não é lenda, é fato. Ao longo dos 126 anos, BH passou a ser considerada a capital dos bares. Isso porque, em Belo Horizonte, há a maior quantidade de bares por habitantes. São 178 estabelecimentos a cada 100 mil pessoas.

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) realizou um levantamento com base nos últimos dados divulgados pelo Censo, do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Ainda de acordo com a pesquisa, a capital mineira tem 4.136 estabelecimentos com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) principal de bar.

Logo atrás de BH, está Florianópolis, capital de Santa Catarina, com 150 bares a cada 100 mil moradores. E completando o top 3 está Vitória, com 149 estabelecimentos a cada 100 mil pessoas.

O Rio de Janeiro é o oitavo colocado, com 99 bares por 100 mil habitantes; e São Paulo está no 14º lugar com 78 bares a cada 100 mil pessoas.

Já ao considerar a área do município, BH tem 12,5 bares por quilômetro quadrado, também liderando o ranking deste critério. São Paulo fica em segundo lugar, com 5,9 bares a cada quilômetro quadrado. Logo à frente da terceira colocada, o Rio de Janeiro, que tem 5,1 bares por km².

Edição: Lucas Negrisoli
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!