BH Airport é o primeiro aeroporto neutro em carbono no Brasil

aeroporto
BH Airport obteve nível 3+ que trata da neutralidade de carbono (Divulgação/BH Airport)

O BH Airport, em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, agora é o primeiro aeroporto neutro em carbono no Brasil. O local atendeu a todos os requisitos necessários a respeito do engajamento de parceiros e da neutralidade de carbono.

O aeroporto passou um ano se dedicando à agenda ESG (Environmental, Social and Governance), fortalecendo práticas ambientais e sociais. O BH Airport recebeu o certificado nível 3+ do ACA (Airport Carbon Accreditation), que atesta que o local faz a compensação das emissões residuais sobre as quais ele tem controle.

Com seis níveis de certificação, o ACA é o único programa global de acreditação e gerenciamento das emissões de carbono em aeroportos. O reconhecimento que o BH Airport obteve diz respeito também à neutralização da pegada residual.

Segundo o diretor–presidente do aeroporto, Daniel Miranda, o local precisou adotar procedimentos eficazes de gestão de carbono. Além dosso, houve o desenvolvimento de projetos sustentáveis capazes de diminuir os impactos da operação do BH Airport.

Dentre as medidas sustentáveis adotadas, o aeroporto passou a utilizar energia elétrica de fonte 100% renovável, garantida por meio da certificação REC (Renewable Energy Certificate). Com isso, foram reduzidas 721 toneladas de carbono.

Uma outra medida foi a implantação do projeto 400Hz (energia elétrica) + PCA (ar–condicionado para aeronaves). Foram acoplados às pontes de embarque equipamentos para fornecimento de energia elétrica renovável e ar–condicionado durante os serviços de solo.

Até então, o BH Airport utilizava querosene de aviação e geradores à diesel. A iniciativa evitou a emissão de 480 toneladas de carbono na atmosfera em 2023. Equipamentos movidos a GLP e diesel foram substituídos por empilhadeiras elétricas. Ao todo, o aeroporto reduziu mais de 4 mil toneladas de carbono.

Ao todo, são 557 aeroportos certificados no mundo, sendo 77 na América Latina e Caribe.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!