BH tem apagão em vários bairros; todas regiões do Brasil registram falta de energia elétrica

energia elétrica bh apagao
Bairros de diversas regiões de BH registraram apagão na manhã desta terça-feira (Yuran Khan/BHAZ)

Moradores de Belo Horizonte registram um apagão na manhã desta terça-feira (15). Uma ocorrência na rede de operação do sistema nacional de energia interrompeu o abastecimento elétrico em estados das cinco regiões do Brasil.

Em Belo Horizonte, quem passou pela Via Expressa, pelas avenidas Barão Homem de Melo e Amazonas notou que os semáforos estavam piscando ou desligados.

Moradores dos bairros Salgado Filho, Nova Suíça, Calafate, Gutierrez, Nova Cintra, Vista Alegre, Padre Eustáquio, Carlos Prates, Centro e Prado relatam falta de luz.

O Metrô BH ficou sem circular nas estações das 8h30 às 9h, por causa do problema, e os passageiros tiveram que descer do trem e andar pelos trilhos. O serviço de transporte informou que “o sistema voltou a operar e está em processo de normalização dos intervalos entre trens”.

Cemig restabelece energia

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) confirmou o apagão em parte do sistema elétrico que atende os clientes do estado mineiro, porém ainda não precisou o número de bairros ou consumidores atingidos.

Segundo a companhia, “todos os clientes afetados da área de concessão da Cemig Distribuição em Minas Gerais foram restabelecidos”. A Cemig informou que o desligamento aconteceu às 8h31, e o restabelecimento iniciou às 8h46.

O MME (Ministério de Minas e Energia) informou em nota que uma ocorrência na rede de operação do SIN (Sistema Interligado Nacional) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil.

“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, disse o MME.

O ministério afirmou que a equipe está trabalhando para restaurar totalmente a carga o mais rápido possível. “O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!