BH bate novo recorde com 36,4º, mas meteorologia garante que ‘calorão’ tem dias contados

calor em bh
A chegada da primavera, nesta quarta-feira, promete aliviar os termômetros na capital (Amanda Dias/BHAZ)

O último dia de inverno em Belo Horizonte foi marcado por mais um recorde de calor. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros registraram 36,4º na tarde desta terça-feira (21), que se tornou o dia mais quente do ano até o momento.

A chegada da primavera nesta quarta-feira (22), no entanto, promete dar uma aliviada no calor “infernal”. Segundo o Inmet, a nova estação marca a chegada das chuvas em Minas Gerais, especialmente nas regiões central, oeste e sul.

Além disso, os primeiros dias da primavera devem trazer uma queda de temperatura e fortes rajadas de vento em boa parte do estado, devido ao avanço de uma massa de ar frio. Pelas redes sociais, o calor em BH foi alvo de reclamações nesta tarde e parece que não vai deixar saudades.

Veja um pouco da repercussão:

Baixa umidade do ar⠀

Segundo alerta publicado pela Defesa Civil de Belo Horizonte, a umidade relativa do ar na capital esteve em torno de 30% na tarde desta terça-feira (21). Devido ao índice baixo, os moradores da capital devem redobrar os cuidados e caprichar na hidratação. Confira algumas recomendações da Defesa Civil para o período de tempo seco:

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou a Polícia Militar (190).
Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!