Esquentou? BH pode registrar até 32ºC nesta terça; Defesa Civil alerta para baixa umidade

calor
Temperatura pode alcançar os 33ºC no fim de semana (Yuran Khan/BHAZ)

Redobre a hidratação e evite exposição ao sol. O forte calor pelo que tudo indica veio para ficar em Belo Horizonte. Nesta terça-feira (8) os termômetros podem registrar 32ºC, fazendo com que a capital mineira tenha seu dia mais quente de 2019, superando os 31,7ºC do domingo (6).

Ao BHAZ, Claudemir de Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que a atuação de uma massa de ar seco sobre a região Sudeste tem impossibilitado as chuvas. “Essa massa de ar impede a chegada de frentes frias e até mesmo a formação de nuvens que podem causar precipitações. A previsão é que o calor continue”, disse.

Apesar de Claudemir ponderar que no fim de semana o tempo ficará mais nublado as chuvas estão descartadas. “A possibilidade é muito pequena e isso favorece a elevação da temperatura”.

Devido o forte calor há uma queda na umidade relativa do ar. “Na tarde desta terça a possibilidade é de 30% de umidade o que é considerado relativamente baixo”, conta.

Alerta de baixa umidade

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de baixa umidade válido até a quarta-feira (9). Entre as recomendações dadas pelo órgão está preferir alimentos leves e frescos, como saladas,frutas e carnes grelhadas. Confira outras recomendações:

  • Beber muita água por dia, água de coco e sucos naturais, para evitar a desidratação;
  • Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;
  • Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;
  • Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou Polícia Militar.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!