BH começa a vacinar idosos de 61 anos nesta quinta-feira

vacina sendo aplicada
Aplicação dos imunizantes acontecerá ao longo de hoje e amanhã (Rodrigo Clemente/PBH)

A partir desta quinta-feira (22), idosos de 61 anos já podem receber a vacina contra a Covid-19 em Belo Horizonte. A nova etapa foi anunciada no início desta semana, junto com a ampliação para o público de 62 anos, que aconteceu nessa terça (20) e quarta-feira (21).

Poderão receber o imunizante as pessoas que tiverem 61 anos completos até o dia 30 deste mês. As vacinas serão aplicadas ao longo desta quinta e sexta-feira (23), nos centros de saúde, postos fixos e postos drive-thru (confira detalhes abaixo).

Já no sábado (24) poderão se vacinar os trabalhadores da saúde de 40 anos ou mais cadastrados no portal da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) até o último dia 13.  A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as vacinas para o público contemplado nesta fase estão garantidas, não sendo necessário chegar aos locais antes do horário inicial. 

Idosos

O público de 61 anos poderá se vacinar das 7h30 às 16h30, nos centros de saúde e postos fixos, e das 8h às 16h30, nos pontos drive-thru. A lista completa dos mais de 100 locais está disponível neste link. As regras e orientações para a vacinação são as mesmas adotadas nas demais etapas até aqui.

Para se imunizar é necessário levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações. 

As nove Unidades 24h, que estão em funcionamento nas sedes de centros de saúde da capital, são para atendimentos aos casos de baixa e média complexidade não respiratórios. Nestes locais, não há aplicação de vacinas.

Segunda dose 

A PBH também já antecipou a aplicação de segunda dose da vacina contra a Covid-19 para ampliar e agilizar a imunização na capital. O prazo segue as recomendações do Ministério da Saúde e a aplicação deve ser feita com um intervalo de 14 a 28 dias para os vacinados com a Coronavac. 

Foram adiantadas as doses para o público de 76 e 75 anos, no último dia 10, e para idosos de 74 e 73 anos no último sábado (17). Já nessa segunda-feira (19), as pessoas de 72 e 71 anos também começaram a tomar, antecipadamente, a segunda dose do imunizante.  

Assim como na primeira etapa, para receber a segunda dose é necessário que o idoso leve documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além do cartão de vacinação que conste a aplicação da primeira dose. 

Com PBH

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!