BH deve ter chuvas leves nos próximos dias, mas calorão continua até a semana que vem

céu nublado bh
Previsão é de céu nublado e chuva leve (Letícia Vianna/BHAZ)

Os belo-horizontinos, seja os que aproveitaram ou apenas suportaram as últimas semanas de sol, deverão se preparar para um fim de semana levemente chuvoso na capital. Depois de registrar recorde de calor na última segunda-feira (6), a previsão é de que a capital receba chuvas isoladas neste sábado (11) e no domingo (12).

De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas não virão de forma volumosa suficientes para diminuir de forma drástica a intensidade do calor na capital. “Essa chuva é apenas uma possibilidade, não está 100% garantida, e serão de pouco volume”, explica.

As chuvas acontecerão por conta de uma frente fria que avança pelo estado de São Paulo com passagem pela região Central de Minas. Mesmo em pouco volume, a chuva deve aliviar um pouco a sensação de calor intenso na capital, que, na segunda-feira, registrou recorde na temperatura – os termômetros chegaram aos 35ºC. A alta veio justamente na semana em que houve um grande número de queimadas nas florestas, serras e parques naturais de BH e Minas Gerais, o que só dificultou a situação para os moradores.

No entanto, segundo Claudemir, apesar do grande número de ocorrências de incêndios, não há uma relação com o aumento nas temperaturas. “A temperatura alta em BH está mais relacionada à uma massa de ar seco sobre Minas Gerais, principalmente na região Central e do Norte”, afirma.

No sábado, as temperaturas devem ficar entre 20°C e 34°C, e no domingo, a previsão é de mínima de 19°C e máxima de 32°C.

Ainda mais calor na quarta

Para a próxima semana, a previsão é de que a temperatura volte a subir a partir de quarta-feira (15). “Estamos com temperaturas próximas a 35º em Belo Horizonte, que deve permanecer até amanhã, e no domingo deve cair para os 32º.”

Já para o início da semana, a previsão é de céu parcialmente nublado na Zona da Mata, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca e temperaturas entre 13º e 37ºC. Belo Horizonte também deve ter céu claro a parcialmente nublado com nevoa seca, com temperatura mínima de 20º e máxima de 32ºC.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade
Jordânia Andradejordania.andrade@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

Comentários