37ºC! BH tem dia mais quente do ano, e Minas registra 40ºC de sensação térmica

Henrique Coelho/BHAZ

O belo-horizontino sentiu na pele nesta terça-feira (15) a maior temperatura já registrada desde o início de 2019. De acordo com dados do Inmet, por volta das 16h a temperatura chegou a 32,6ºC na capital, com a sensação térmica alcançando a casa de 37ºC. O recorde anterior havia sido registrado no dia 6 de janeiro, quando os termômetros alcançaram 31ºC.

Em Minas, a maior temperatura foi registrada na região do Vale do Jequitinhonha, com 36,4º e sensação térmica acima dos 40ºC.

Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, o fato de a umidade do ar da capital estar em 38%, a sensação térmica varia em até quatro graus de diferença. “É normal as altas temperaturas nessa época do ano, é o que chamamos de ‘veranico’, por conta da falta de chuva e a alta sensação térmica”, ressalta.

Além disso, a capital pode ter registro de chuva no fim desta terça-feira. “Está chovendo nas regiões próximas de BH e, com isso, pode chover até o fim da noite nas áreas mais próximas da cidade de Nova Lima”, diz.

Ainda de acordo com o meteorologista, o clima deve ficar ameno na capital na próxima semana, já que há a previsão da chegada de uma frente fria no próximo domingo. “Os termômetros devem sofrer uma queda considerável de até cinco graus, com a temperatura variando em 26ºC. Na próxima semana o calor continua, mas já teremos registro de chuva e um clima não tão quente”, afirma.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!