BH esbarra no recorde de dia mais frio e registra sensação térmica de 5ºC

Homem com blusa de frio e foto panorâmica da cidade
BH tem segundo dia mais frio do ano (Amanda Dias/BHAZ + Maria Eduarda Faria/BHAZ)

Belo Horizonte esbarrou no recorde do dia mais frio do ano nesta terça-feira (25). De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital registou 8,4ºC na estação meteorológica da Pampulha, por volta das 6h de hoje. A menor temperatura registrada na cidade foi no dia 29 de maio, quando os termômetros chegaram a 8,3ºC, mínima registrada na mesma estação.

Na estação meteorológica Cercadinho, que fica no Buritis, na região Oeste de BH, a temperatura chegou a 8,8ºC hoje, com sensação térmica de 5ºC, por conta do vento na região. Na Pampulha, quem precisou sair de casa, encarou uma sensação de 7ºC.

O que diz o especialista?

De acordo com o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Claudemir de Azevedo, o frio deve se estabilizar ao longo da semana com o início de uma subida na temperatura. No entanto, ainda não é possível saber se a temperatura se mantém baixa no fim de semana.

 “Hoje, a máxima deve chegar a 25ºC com céu claro e parcialmente nublado, mas sem previsão de chuva. Amanhã ainda faz frio, com previsão mínima de 9ºC, entre entre 5h e 7h. A partir de quinta, a temperatura já sobre um pouco, com mínima de 11ºC e máxima de 26ºC”, afirma.

Ainda segundo o meteorologista, o Sul de Minas foi a região mais afetada pelo frio nesta terça. “Na cidade de Caldas, a mínima foi de 0,9ºC, com geada entre 6h e 7h. Já em Monte Verde, os termômetros chegaram a 3,3ºC e 1,5ºC em Maria da Fé”, diz Claudemir.

Cuidados com o frio

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, esses são os cuidados necessários durante o período de frio:

  • Hidrate-se;⠀
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;⠀
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho;⠀⠀
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;⠀
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.⠀
Edição: Aline Diniz
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!