BH já registra as 24h mais chuvosas da história e pode atingir o janeiro com mais água em 110 anos

Amanda Dias/BHAZ

Belo Horizonte registrou um recorde histórico de chuvas nas útlimas 24h, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O acumulado foi de 171,8 milímetros registrados entre às 9h dessa quinta-feira (23) e às 9h desta sexta-feira (24). A medição é feita há 110 anos, e o dia que liderava essa estatística, até então, era 14 de fevereiro de 1978, com 164,2 milímetros.

As chuvas devem continuar até o fim do mês, podendo bater o recorde do janeiro mais chuvoso da história, que foi em 1985, quando choveram 850 milímetros. Até o momento, já choveram 666,8 milímetros, sendo o que o esperado era de 329 milímetros, o que representa que já passou 102% do estimado.

Fim de semana

No fim de semana a chuva continua intensa, segundo o Inmet. O sábado deve começar ainda com muita chuva na parte da manhã, à tarde diminui um pouco e à noite volta a chover mais forte. O domingo será de céu nublado com pancadas de chuva. O sol deve aparecer durante o dia, com chuvas espaçadas à tarde e à noite.

Por que tanta chuva?

Ainda de acordo com o Inmet, a explicação para tanta chuva é a formação das nuvens de convergência no Atlântico Sul, que atua fortemente de quatro a cinco dias, provocando chuvas constante por todo o Sudeste.

Amanda Dias/BHAZ

Como é feita a previsão?

“Quando a gente faz a previsão, analisamos um série de variáveis. Vemos as condições atmosféricas, o sistema de baixa pressão, áreas de instabilidade, etc. Atualmente, Minas Gerais está praticamente toda coberta por nuvens, o que mantêm o tempo nublado a qualquer hora do dia”, explica a meteorologista Anete Fernandes, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A previsão para esta quinta e sexta-feira pode ser de até 120 milímetros de chuva. “É importante frisar que esse acumulado de chuva representa 24 horas. A chuva está caindo de forma moderada e contínua durante todo o dia. Não é o mesmo caso de domingo, quando caíram 102 milímetros em 40 minutos”, continua.

Sobre o termo das chuvas em milímetros, também existe uma explicação. De acordo com a meteorologista, 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. Então, 1 litro por metro quadrado é igual a 1 milímetro. Os 100 milímetros seriam 100 litros com uma altura de 10 centímetros, dentro desse 1 metro quadrado.

No vídeo abaixo, o Climatempo explica como é feita a medição de chuva no dia a dia e desvenda o mistério dos milímetros. Confira:

Cuidados com a chuva

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!