BHTrans abre licitação para substituir radares em 137 pontos espalhados pela cidade; investimento será de R$ 24 milhões

Breno Pataro/PBH

Título e reportagem atualizados às 14h40 do dia 12/04/2017 para evitar erros de interpretação. Serão investidos R$ 24,5 milhões na compra e manutenção de novos 137 radares que substituirão esse mesmo número de equipamentos cujo contrato venceu recentemente.

A BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) vai substituir radares para coibir as infrações de trânsito em 137 pontos da capital. Edital publicado nesta terça-feira (11) prevê o investimento de R$ 24,5 milhões para compra e manutenção de equipamentos para fiscalização do limite de velocidade, avanço de semáforo e controle do tráfego em 459 faixas viárias. O contrato é válido por 30 meses.

O número de pardais na capital mineira, portanto, permanecerá inalterado: 358. A nova licitação pretende substituir a empresa que fazia a gestão de radares em 137 pontos de BH cujo contrato venceu recentemente. Já o empreendimento responsável pelos outros 221 equipamentos continua com o contrato em vigor.

Nessa leva de substituições, a avenida Amazonas será a via mais contemplada: 24, considerando todos os tipos de fiscalização. Na sequência, 15 pardais na avenida do Contorno terão nova gestão, seguida por Cristiano Machado (13), Afonso Pena (10), Nossa Senhora do Carmo (10) e Waldyr Soeiro Emrich (10).

Quanto ao tipo de fiscalização, serão substituídos 66 radares de velocidade, 49 de avanço de sinal e outros 22 equipamentos que vigiam a invasão de faixas exclusivas para ônibus e táxis. Ao todo, são 459 faixas contempladas pelo edital. Conforme o edital, a administração municipal espera investir até R$ 24,5 milhões na aquisição e manutenção desses aparelhos.

Interessados em participar da licitação deverão apresentar propostas até 26 de abril, na sede da BHTrans (avenida Engenheiro Carlos Goulart, n.º 900, no bairro Buritis, Zona Oeste da capital).

Confira aqui a lista completa dos pontos de monitoramento por radares fixos de velocidadedetectores de avanço de sinal e tráfego em local proibido.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

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