BH ganha plataforma de geração de emprego com mais de mil vagas

Plataforma de vagas de emprego em BH
Site também oferece espaço para empreendedores ofertarem produtos e serviços (Reprodução/GO BH)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) lançou, nesta terça-feira (30), uma nova plataforma de geração de oportunidades de emprego e renda. É o GO BH, que já estreia com mais de mil vagas disponíveis, além de disponibilizar um espaço para empreendedores ofertarem seus produtos e serviços.

De forma gratuita, empresas que estão procurando funcionários podem cadastrar suas vagas na plataforma, enquanto aqueles que estão buscando emprego navegam em um “catálogo” de oportunidades remotas, híbridas ou presenciais.

A plataforma GO, que vem de “Geração de Oportunidade”, foi criada pela Prefeitura de Recife em 2021 e teve a tecnologia adaptada para BH, por meio de convênio firmado com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Prodabel (Empresa de Informática e Informação do Município).

O site ainda incorpora as vagas de emprego ofertadas no Sine BH (Sistema Nacional de Emprego). De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Campos Motta, o GO BH “vem para somar”, e a prefeitura segue dando apoio para o uso do Sine.

“A gente via no passado aqueles pequenos anúncios nos jornais… Isso foi evoluindo, começou a aparecer o Sine, e com a pandemia verificamos que a tecnologia funciona bem. A prefeitura buscou uma parceria com Recife para que pudéssemos trazer para a população de BH uma oferta de vagas”, explicou o prefeito Fuad Noman (PSD).

Lançamento
Prefeito participou do lançamento da plataforma (Sofia Leão/BHAZ)

Como funciona para o usuário?

Com o login vinculado ao gov.br, o GO BH permite que o usuário faça o cadastro do próprio perfil profissional, criando um currículo e, se desejado, vinculando a conta a outras plataformas, como o LinkedIn. Se você não tiver uma conta gov.br, é possível fazer o cadastro por meio de uma conta bancária.

Confira o passo a passo para o cadastro na plataforma:

Cadastro
(Reprodução/GO BH)

Depois de se cadastrar, o usuário pode conferir as vagas de emprego disponíveis aqui. A plataforma sinaliza o salário, a escolaridade e a experiência exigidas, os benefícios e o local de trabalho de cada vaga, assim como se a oportunidade está disponível para PCDs (pessoas com deficiência).

O superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Carlos Calazans, ainda afirmou que o plano é que BH também receba feirões de emprego nos próximos meses. “Em vez da pessoa pegar currículo, bater de porta em porta, vamos chamar as empresas e a população para um grande feirão”, afirmou.

E para as empresas?

As empresas de BH que estão com vagas de emprego abertas também podem se cadastrar aqui para divulgar suas oportunidades e encontrar candidatos compatíveis.

Se a empresa desejar, é possível também relacionar os perfis de trabalhadores junto ao Sine. Nesse caso, é a equipe do Sine que faz toda a intermediação para a oportunidade que a empresa disponibiliza no GO BH.

“Tem uma vantagem para a empresa, que consegue buscar os candidatos por georreferenciamento. Ela pode buscar pela regional, reduzindo o custo de transporte, melhorando para o funcionário o tempo de deslocamento, e para a cidade melhora toda a mobilidade”, completou o secretário Fernando Campos Motta.

Serviços e cursos

Além da oferta e busca de vagas de emprego, o GO BH também permite que profissionais autônomos divulguem seus serviços e produtos na plataforma. Sem intermediários, o consumidor pode tratar direto com quem fornece a mão de obra que ele procura, neste link.

O site também reúne todos os cursos e capacitações ofertados pela prefeitura, disponíveis aqui.

Plantão de apoio

Durante os dois primeiros dias de funcionamento da plataforma, a equipe do GO BH faz um plantão de atendimento aos cidadãos nesta terça e na quarta-feira (31), das 9h30 às 15h30, na Praça Rui Barbosa (Praça da Estação). No local, é possível esclarecer dúvidas, além de cadastrar currículos, vagas e ofertas de serviços.

A partir de quinta-feira (1º), o apoio ao cidadão seguirá no BH Resolve, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e também nos 12 telecentros do projeto Cê Tá On, distribuídos em sete regionais da capital.

As dúvidas também poderão ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!