BH tem recorde de frio com sensação térmica de -5ºC em algumas regiões

Mulher com roupa de frio e foto panorâmica de BH
Na região do Buritis, a sensação térmica chegou a -5ºC (Amanda Dias/BHAZ + Yuran Khan/BHAZ)

Um dia após esbarrar no recorde de frio, Belo Horizonte bateu, na madrugada desta quarta-feira (26), a menor temperatura do ano, com 7,7ºC registrados na estação meteorológica Cercadinho, que fica no Buritis, na região Oeste da capital. Rajadas de vento de 50 km/h fizeram a sensação térmica atingir a marca de -5ºC na região.

A temperatura foi registrada entre 5h e 6h de hoje. De acordo com o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Claudemir de Azevedo, a baixa temperatura ainda é um efeito da massa de ar frio que está atuando em Minas. “A partir de amanhã, esse fenômeno já começa a perder o efeito e as temperaturas começam a subir lentamente. Depois do fim de semana, nós já poderemos ter temperaturas mais altas”, explica.

Ainda segundo o meteorologista, o calor deve se iniciar na região Norte do estado, que já deve registrar 33ºC na tarde de hoje. Na capital, o frio segue até o fim de semana. “Amanhã nós teremos a mínima de 9ºC, na sexta essa marca deve chegar a 11ºC. A máxima nos dois dias chega a 25ºC. No fim de semana, podemos ter termômetros marcando acima de 26ºC, com mínima de 13ºC”, ressalta o especialista.

Que frio é esse?

Pelas redes sociais, moradores da capital repercutiram a baixa temperatura registrada na cidade. Houve quem adorou o frio e também quem já não aguenta mais. “Esse frio não vai embora não?”, questionou um usuário. Confira:

Cuidados com o frio

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, esses são os cuidados necessários durante o período de frio:

  • Hidrate-se;⠀
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;⠀
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho;⠀⠀
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;⠀
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!