BH sedia competição internacional de aviõezinhos de papel da Red Bull

competição redbull
O encontro dos melhores atiradores de aviões de papel do planeta vai acontecer na casa de shows E-Hangar, no Aeroporto Carlos Prates (Dimitri Crusz/Red Bull Content Pool)

A capital mineira será palco de uma competição um tanto inusitada nesta quinta-feira (17). Durante a tarde, estudantes universitários de 60 países participam de uma das eliminatórias do Red Bull Paper Wings, que nada mais é que a maior competição de aviões de papel do mundo.

E o cenário escolhido para essa disputa não poderia ser outro: o encontro dos melhores atiradores de aviões de papel do planeta vai acontecer na casa de shows E-Hangar, localizada no Aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste de BH. Sem cockpit, motores e trem de pouso, os estudantes apenas precisam dar asas à imaginação por meio de uma folha de papel e habilidades de dobradura.

Criado na Austrália, o Red Bull Paper Wings avalia tanto a construção dos aviõezinhos, quanto o maior tempo de voo, a maior distância e até mesmo as acrobacias que ele faz no ar – sendo esta última etapa 100% online e via TikTok (veja abaixo).

Confira as etapas

Na primeira fase, os estudantes serão separados em 20 qualificatórias que acontecerão em 18 cidades do país. Os oito melhores pilotos no ranking geral das categorias ‘Maior Distância’ e ‘Maior Tempo de Voo’ garantem vaga para a etapa nacional, que será disputada em abril.

Na grande decisão, além do título brasileiro, os vencedores carimbam passaporte visando a disputa da etapa mundial do Red Bull Paper Wings, no Hangar-7, na Áustria. O vencedor da categoria Acrobacias será anunciado no dia 22 de abril.

“A sensação de participar do evento é inenarrável. É uma imensidão de culturas, línguas, formas e jeitos de pensar. Tudo em um mesmo lugar. Há muito acolhimento. O sentimento é muito maior do que apenas uma competição, há um clima diferente e único”, afirma Heitor Souza, estudante de Agronomia da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), que ficou em sétimo lugar no ranking mundial na categoria ‘Maior Distância’, em 2019. 

Categorias

Cada modalidade do Red Bull Paper Wings vai exigir atributos específicos das aeronaves de papel – desde aviõezinhos com área maior e asas mais largas até os mais compactos e finos. Em 2022, serão três categorias especiais: 

  • Maior distância: O vencedor desta categoria será aquele cujo avião de papel percorrer o maior trajeto, ou seja, a maior distância entre a decolagem e o ponto de chegada.
  • Maior tempo de voo: O vencedor desta categoria será aquele cujo avião de papel permanecer por mais tempo no ar.
  • Acrobacia: O participante deverá gravar um vídeo mostrando suas habilidades lançando um avião de papel e, em seguida, postar em seu perfil aberto ao público no TikTok, marcando o perfil @redbull e adicionando as hashtags #Brasil e #redbullpaperwings. Os vídeos serão submetidos a um painel de jurados brasileiros, que vão considerar engajamento, performance do voo e criatividade para definir quem ficará com o título.
(Red Bull Paper Wings/Divulgação)

Em sua sexta edição, o Campeonato Mundial de Aviões de Papel conta com a presença de mais de 60 países e 405 qualificatórias pelo mundo. No Brasil, além de Belo Horizonte, as seletivas da competição vão passar por Ouro Preto (MG), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP), Belém (PA), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Londrina (PR), Manaus (AM), Maringá (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA).

O público brasileiro pode acompanhar todos os resultados e a disputa no País e no mundo por meio do site do Red Bull Paper Wings.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!