Alerta! Belo Horizonte pode ter segunda maior chuva do ano hoje

tempo
BH pode registrar, hoje (22), o maior volume de chuva do ano. Isso de acordo com a Defesa Civil que divulgou a previsão do tempo (Amanda Dias/BHAZ)

Belo Horizonte pode registrar, hoje (22), o segundo maior volume de chuva do ano de acordo com a Defesa Civil da capital. O alerta é válido para todas as regiões da cidade até às 8h deste sábado (23).

O comunicado da Defesa Civil aponta que as pancadas de chuva podem atingir até 70 mm durante este período. Além disso, há a possibilidade de rajadas de vento de 60 km/h.

+Madrugada pode ser período mais crítico na capital, explica meteorologista+

O maior volume previsto para o ano ocorreu em 24 de janeiro, quando as precipitações previstas chegaram a 80mm.

Por isso, o órgão faz as seguintes recomendações:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Para os moradores que desejam saber dos alertas de chuva, na capital mineira, há um canal público no WhatsApp. Quem desejar participar, basta clicar aqui.

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Minas e Rio estão sob ‘grande perigo’ de chuva

Mais de 200 cidades mineiras estão sob alerta de chuvas de “grande perigo” até a manhã deste domingo (24). Nesses municípios, localizados na Zona da Mata, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, metropolitana de Belo Horizonte, Oeste de Minas e Vale do Rio Doce, a expectativa é de que o volume total de chuva ultrapasse 100 milímetros por dia.

Além de Minas Gerais, as cidades de São Paulo, Espírito Santo e praticamente todo o estado do Rio de Janeiro também devem sofrer com as fortes chuvas.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou orientações aos moradores e disse que, neste momento, o ideal é evitar sair de casa. Na cidade, foi decretado ponto facultativo nesta sexta-feira (22).

“Se você não exerce uma atividade essencial, fique em sua casa e permita que outras pessoas fiquem em casa. Empresários, comerciantes, gestores, solicitamos dispensar seus funcionários. Empreendedores, autônomos, profissionais liberais, solicitamos cancelar suas agendas. Escolas e demais instituições de ensino da rede pública vão suspender as aulas e solicitamos o mesmo às instituições privadas”, disse ele.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!