BH tem queda na ocupação de leitos, mas transmissão da Covid sobe

rua bh
Indicadores atingiram o nível menos crítico do atual momento e permitiram volta das atividades, conforme a PBH (Amanda Dias/BHAZ)

Belo Horizonte encerrou a semana com nova flutuação nos indicadores de monitoramento da Covid-19. Desta vez, a taxa de transmissão, que tem registrado os índices menos preocupantes desde o início do mês e seguia em queda nos últimos dias, voltou a subir. Por outro lado, a taxa de ocupação de leitos, tanto de enfermaria como de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para o tratamento da Covid-19 caiu.

Conforme o boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) nessa sexta-feira (23), o chamado fator RT, que indica a taxa de transmissão do coronavírus, subiu de 0,92 para 0,93 e continua no nível verde. Na prática, isso significa que, a cada 100 pessoas que estiverem infectadas com o vírus, outras 93 são contaminadas, em média.

Na ocupação dos leitos, o cenário volta a melhorar após meses em níveis alarmantes. Dos 1.121 leitos de UTI disponíveis para pacientes com Covid-19 nas redes pública e privada da capital, 81,8% estão ocupados – o que deixa o indicador ainda no nível vermelho, mesmo com a queda em relação ao dia anterior.

Já na taxa de ocupação das enfermarias, o cenário é mais estável. Pouco mais de 58% dos 2.088 leitos disponíveis estão ocupados. Atualmente, o indicador continua no nível amarelo, mas, se a queda se manter, não deve demorar muito para evoluir para o verde.

indicadores de risco 23 de abril
Indicadores sofreram alterações, mas seguem nas mesmas cores de monitoramento (PBH/Divulgação)

Mesmo com os índices mais baixos desta fase, que é considerada o pior momento da pandemia na capital, ainda não há motivo para comemorar. Ao todo, a capital já registrou 169.676 diagnósticos confirmados da doença e 4.105 pessoas já perderam a vida na luta contra o coronavírus.

Além disso, a doença se mostra ainda mais ameaçadora, colocando em risco grupos que, desde o início da pandemia, não eram fontes de muita preocupação. Ainda nessa sexta, Belo Horizonte confirmou a terceira morte de uma criança em decorrência da Covid-19. O óbito consta no boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura.

Edição: Vitor Fernandes
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!