BH pode ter temperatura mais alta da história com umidade de deserto amanhã

BH temperatura mais alta da história
. Neste sábado (18), a previsão indica a máxima de 39ºC, temperatura nunca antes alcançada na cidade (Alexandre de Castro/BHAZ)

Antes dos refrescos que devem chegar na próxima semana em BH, a capital mineira deve registrar a temperatura mais alta de sua história. Neste sábado (18), a previsão indica a máxima de 39ºC, índice nunca alcançado na cidade.

Apesar do calorão, há também a possibilidade de pancadas de chuva, raios e rajadas de vento, a partir do final da tarde. Já a umidade relativa do ar mínima em torno de 15%, à tarde, o que pode representar risco à saúde, já que o índice ideal, segundo a OMS, varia de 60 a 80%.

Já no domingo (19), o céu ficará parcialmente nublado, com pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, principalmente a partir da tarde. Os termômetros deverão oscilar entre 22°C e 34°C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 35%, à tarde.

Para manter a saúde em dia durante o tempo seco, o órgão recomenda uma série de cuidados. Veja abaixo: ⠀

  • Hidrate-se;
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
  • Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
  • Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
  • Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
  • Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.

Temperatura vai despencar em BH

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura vai despencar na próxima semana em BH com a chegada de chuvas isoladas. Na segunda-feira (20), o tempo muda consideravelmente e BH deve registrar máxima de 25ºC.

Segundo o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo, a mudança no tempo se deve ao enfraquecimento da massa de ar quente que atua sob Minas Gerais nos últimos dias. Ainda de acordo com ele, a chegada de uma frente fria pelo litoral do Sudeste também vai contribuir com a queda das temperaturas.

“A partir do fim de semana, a chegada de uma frente fria pelo litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo vai provocar a ocorrência de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios de trovoadas. Com isso, a tendência é que, até o fim do mês, tenhamos um clima dentro da normalidade para essa época do ano, com temperaturas na casa dos 27ºC e com a melhora da qualidade do ar”, explicou.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!