BH terá mais iluminação na Praça Sete e novas câmeras de monitoramento no Centro

Praça Sete
‘Pirulito’ da praça também será limpo (Amanda Dias/BHAZ)

A partir desta segunda-feira (6), os arredores da Praça Sete contarão com mais iluminação, visando a segurança da população de BH. Novas câmeras de monitoramento também serão instaladas no Centro da capital, como parte do programa “Centro de Todo Mundo”, que busca requalificar e revitalizar a região.

Novas lixeiras também serão instaladas na região nesta terça (7), além da pintura de faixas e da limpeza do obelisco — o famoso “pirulito” da Praça Sete.

O prefeito Fuad Noman (PSD) assinou hoje um despacho autorizando a realização, por meio da Prodabel (Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte), de licitação e contratação de equipamentos para ampliar o videomonitoramento na cidade.

A previsão é de um investimento de R$ 12 milhões até julho de 2024.

Câmeras de monitoramento

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou hoje que vai trocar 480 câmeras de monitoramento da cidade por um equipamento que conta com a tecnologia speed dome, que capta e processa imagens de alta qualidade a longas distâncias.

Outras 960 câmeras fixas também serão instaladas, e as imagens seguirão sendo analisadas pelo COP-BH (Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte).

As medidas de segurança do programa ainda preveem a implantação de um cercamento eletrônico municipal, com a instalação de 200 câmeras com leitura de placas em 116 pontos da cidade. A novidade possibilita o monitoramento de veículos, auxiliando em casos de delitos e furtos.

Na área Central e na Lagoinha, a PBH vai implementar um novo modelo de videomonitoramento com uso de analíticos para detecção automática de ocorrências através de inteligência artificial, com a instalação de quatro câmeras com a tecnologia speed dome, 53 câmeras fixas com analíticos e 20 câmeras fixas com reconhecimento facial.

Os locais de implantação dessas câmeras são, na Lagoinha, a Praça do Peixe, rua Araribá e Passarela; Praça Sete, Praça Rio Branco; Rodoviária de BH; Oiapoque; Praça da Estação; Rui Barbosa; Aarão Reis; Parque Municipal; Praça Raul Soares; Praça Afonso Arinos; rua Sapucaí; sede da PBH, na Afonso Pena; Restaurante Popular (Lagoinha e área hospitalar); e avenida dos Andradas, próximo ao número 51.

Mais medidas

Entre as ações que fazem parte do programa “Centro de Todo Mundo”, estão a ampliação do funcionamento do Parque Municipal, o fechamento da rua Sapucaí aos domingos, a reestruturação da Praça da Independência e mais (veja tudo aqui).

“BH é uma cidade muito jovem, mas que tem uma história muito rica, que precisa ser mostrada. Que nosso Centro seja bonito, que nos orgulhe, que seja de fato aquilo que já foi”, declarou o prefeito Fuad Noman (PSD) ao apresentar o plano.

Além das iniciativas já listadas, o programa conta com a instalação de novas faixas de ônibus, a implantação de ruas de pedestres na cidade, a instalação de banheiros públicos e novos abrigos de pontos de ônibus, a construção de moradias populares e mais.

O prefeito assinou nesta manhã uma série de decretos e despachos governamentais que começam a viabilizar as mudanças a partir de hoje. Outras iniciativas ainda devem ser aprovadas pela CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte).

Memorial às vítimas da Covid-19

Ainda faz parte do programa uma homenagem a ser feita às vítimas da Covid-19 em BH. O mandatário assinou um despacho autorizando a publicação de um edital de concurso público que visa a criação e instalação de um monumento artístico com este objetivo.

O concurso deve convocar arquitetos, engenheiros e outros profissionais para a construção do “Memorial à Vida”, na Praça João Pessoa, parte integrante do Conjunto Histórico e Paisagístico da avenida Bernardo Monteiro.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!