BH abre mais uma unidade para atender pacientes com dengue; internações começam hoje

atendimento dengue bh
Nova unidade também tem atendimento 24 h (João Lages/BHAZ)

A Prefeitura de BH abre nesta segunda-feira (11) mais uma unidade para atender pacientes com dengue, chikungunya e zika. Desta vez, o Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA) está disponível na UPA Noroeste II, que fica no bairro São Cristóvão.

De acordo a prefeitura, a expectativa é atender, em média, 200 pessoas por dia e 350 internações no mês. Ao todo, a estrutura comporta 30 leitos.

“Essa entrega veio em um momento muito oportuno porque a gente ainda vê uma subida nos casos de dengue no nosso município. Fato que é uma subida menos acelerada quando a gente observa as outras semanas de fevereiro, mas a gente ainda precisa dessa força e temos certeza de que esse serviço será muito bem aproveitado”, explica Danilo Borges, secretário municipal de Saúde de BH.

Quem apresentar os sintomas das doenças causadas pelo aedes aegypti, como dor nos olhos, na cabeça ou náuseas, pode procurar o atendimento básico ou centros especializados, como esse.

Após a triagem, se houver necessidade, a pessoa será encaminhada para a unidade Noroeste. Com inauguração, as internações já começam hoje (11) mesmo.

“Na data de hoje, nós já temos cinco pacientes aguardando para ser internado nessa Unidade de Reposição Volêmica. E aqui, ele será avaliado, passará por uma hidratação venosa. Após 48 horas e uma análise clínica, o paciente poderá receber alta”, ressalta a superintendente do complexo do Odilon Behrens, Taciana Malheiros.

Além dessa unidade, Belo Horizonte tem outros dois CAAs. Uma esta na região Centro-Sul, que funciona de 7h às 22h. A segunda, no Barreiro, teve o horário de atendimento ampliado e está disponível 24 horas.

Também há dois hospitais temporários, em Venda Nova e na Zona Oeste e um hospital de campanha montado na UPA Norte. Todos funcionam 24 horas por dia.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!