BH vai exigir teste negativo e comprovante de vacinação em eventos a partir da próxima semana

kalil teste covid
A medida foi adotada diante do crítico cenário que a rede hospitalar da cidade enfrenta (Fábio Marchetto/SES-MG + Rodrigo Clemente/PBH)

Após a constante piora nos indicadores de monitoramento da pandemia em BH, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26), que o teste negativo de Covid será obrigatório para a entrada em eventos na capital. A medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira (31) e será combinada com a exigência do comprovante de vacinação – ou seja, a partir da próxima semana, os dois documentos são obrigatórios.

“Quem não conseguiu testar, não vai poder ir em lugar nenhum que seja evento. É teste e comprovante que nós estamos pedindo”, declarou o chefe do Executivo municipal, que ainda completou: “Não podemos nos expor a idiotas negacionistas. Qualquer evento a partir do final de semana que vem, além de comprovante de vacina exigiremos teste pra todos”.

A medida foi adotada diante do crítico cenário que a rede hospitalar da cidade enfrenta. Apesar da abertura de novos leitos durante a semana, nesta quarta-feira, Belo Horizonte está com 82,1% das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) ocupadas, número que permanece na situação de maior risco.

O mesmo vale para as enfermarias: 82,2% dos leitos da rede SUS (Sistema Único de Saúde) e da rede privada estão ocupados. “Hoje temos 25% [de leitos] do que tínhamos no auge [da pandemia], mas não temos condições de abrir tudo. A Secretaria de Saúde garante que temos condição de evitar a saturação desses leitos por um bom período”, garante Kalil.

‘Não temos porquê fechar o comércio’

Durante a coletiva, Alexandre Kalil voltou a falar sobre a especulação de um possível lockdown em Belo Horizonte. Segundo ele, “não temos porquê fechar” as atividades. Ainda assim, ele fez um apelo aos comerciantes da cidade.

“BH não vai ter feriado no Carnaval. Abram as portas, queremos a cidade normal no Carnaval. É assunto que vai ser tratado separadamente a tempo, porque essa curva tem tempo, não é tão assustadora”, disse.

Fechamento descartado

O prefeito Alexandre Kalil já havia descartado a possibilidade de um “fechamento” de Belo Horizonte. Em publicação no Twitter feita nessa terça-feira (25), ele ainda reforçou que “a pandemia não acabou”.

“Não haverá fechamento da cidade amanhã, mas a pandemia ainda não acabou. No mais, é especulação”, escreveu. A preocupação com um possível novo fechamento veio após o avanço da variante ômicron piorar o cenário da pandemia na capital.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!