Biblioteca Pública reabre na Praça da Liberdade nesta sexta-feira

biblioteca pública minas reabertura
A biblioteca passou por revitalização e já tem data para reabrir inteiramente (Henrique Coelho/BHAZ)

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, localizada no Circuito Liberdade em BH, vai reabrir totalmente para o público nesta sexta-feira (27). O anexo Professor Francisco Iglesias, na rua da Bahia, também está incluso na reabertura.

O investimento total da revitalização da biblioteca foi de aproximadamente R$ 2 milhões, obtidos via emenda parlamentar do ex-senador Antonio Anastasia. A reforma teve início em fevereiro de 2022.

Símbolo da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer em BH, o prédio foi inaugurado em 1954 e havia sido revitalizado pela última vez em 2000.

Atualmente, o espaço é gerido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), e conta com acervo de 500 mil itens, entre livros, revistas e jornais históricos. 

Obras na biblioteca

Confira as mudanças feitas durante a obra no prédio sede:

  • Projeto de segurança para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)
  • Implantação de guarda corpo das rotas de fuga
  • Instalação de porta corta-fogo no primeiro pavimento
  • Estruturas de acessibilidade
  • Manutenção de janelas e fachada
  • Impermeabilização para sanar problemas de infiltração no terceiro andar e subsolo. 

O anexo na rua da Bahia, por sua vez, passou pelas seguintes mudanças, que resultam na reabertura total da biblioteca:

  • Projeto de segurança para obtenção do AVCB, por meio de instalação do guarda corpo das rotas de fuga, placas de sinalização e equipamentos para prevenção de incêndios
  • Manutenção elétrica no primeiro e segundo pavimentos do prédio
  • Melhorias na fachada.

Estrutura

A biblioteca dispõe de estrutura com salas de estudos e pesquisa, empréstimo domiciliar, espaço geek, área reservada à internet, exposições e sala de palestras.  

A reabertura do anexo foi celebrada por Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo. “A reabertura do Anexo da Biblioteca Pública vai potencializar o estímulo ao conhecimento, ao saber. Nada melhor que ler para descobrirmos o novo mundo que nos apresenta e, assim, sermos melhores e mais felizes”, afirmou.

Novidades no acervo

Quem visitar o espaço revitalizado pode ter contato com novidades no imenso acervo da biblioteca. Foram entregues mais de 17 mil itens pela Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (SABE), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8313/91).

O término da catalogação do acervo está programado para março. Até o final de fevereiro, serão entregues 11 novas estantes, custeadas com recursos do projeto e doadas para o setor de empréstimos. Além disso, também foram adquiridos 23 novos livros em braile. 

Serviços prestados   

Confira os serviços prestados atualmente pela biblioteca:

  • Empréstimos domiciliares: setor infantojuvenil (BIJU)
  • Pesquisas: setores Mineiriana, Patrimonial (obras raras), Hemeroteca e Minas Gerais.
  • Serviços de extensão
    • “Carro-biblioteca”: segunda a sexta em bairros da região metropolitana. Acesso ao livro e eventos culturais, como “Hora do conto e da leitura” e “Encontro com o escritor”
    • “Caixa-estante”: encaminhamento de acervos selecionados a instituições, como hospitais, asilos, centros de detenção e APAE’s. Acesso ao livro, leitura e literatura a pessoas que não podem ir a uma biblioteca
  • Mais eventos: palestras, cursos, sessão de cinema, contação de histórias, exposições literárias, encontro com escritores, apresentações artísticas, visitas guiadas, Jornada de Direito, e outros.

Atendimento presencial

Quer ir à Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais? Então confira as informações do atendimento presencial do espaço:

Serviço

Data: 27/1/2023 (sexta-feira) 

Horário: 15h 

Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Anexo Professor Francisco Iglesias (Rua da Bahia, 1.889)

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!