OUÇA: Por telefone, bombeiro ajuda mãe a salvar bebê engasgado com remédio em Betim

Bombeiro no telefone
Sargento Gerken instruiu mulher a desobstruir as vias aéreas do neném (Foto ilustrativa: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Um bebê de seis meses, que se engasgou com um comprimido, foi salvo graças ao Corpo de Bombeiros. Um agente da corporação ajudou a mãe dele, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, pelo telefone. Na ligação, o 2º sargento Bruno Gerken instruiu a mulher a desobstruir as vias aéreas do neném.

A ligação, compartilhada pelos bombeiros, foi feita por meio do 193 por volta das 20h30 desse domingo (23). A mãe, que estava no bairro Novo Guarujá, acionou a corporação desesperada enquanto observava o filho se engasgando com o remédio para febre.

“Socorro, meu bebê está engasgado. Pelo amor de Deus”, diz a mulher no telefone. O sargento, então, pede que ela se tranquilize para receber as instruções e ajudar a criança. Ele ainda pergunta se o bebê está com a boca roxa, o que é confirmado pela mãe.

“Você vai colocar o peitinho dele na palma da sua mãe, vai virar a cabecinha dele um pouquinho mais baixo do que o corpo, vai prender a perninha dele do seu lado, e vai dar um tapinha nas costas dele”, orienta o bombeiro. A mulher, então, diz que o comprimido saiu da boca do filho.

“Glória a Deus”, comemora a mãe, confirmando também que o bebê está respirando e começou a chorar. Ela ainda agradece ao sargento Gerken, que responde: “eu não tenho mérito nenhum, você que conseguiu fazer”.

Manobra de Heimlich

O que fazer ao presenciar alguém se engasgando? E se a vítima for uma criança ou um bebê? Para muitos, a resposta imediata à situação pode ser o desespero, mas saber aplicar técnicas de salvamento pode ser a diferença entre a vida e a morte em momentos de emergência. Aprenda a realizar a manobra de Heimlich para ajudar vítimas de engasgos.

É importante frisar que, diante desses casos, a orientação é sempre chamar o socorro, seja pelo telefone 192 (para o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência, o Samu) ou o 193 (para o Corpo de Bombeiros). Mas, até a ajuda chegar, qualquer pessoa pode socorrer a vítima aplicando a manobra de Heimlich, desde que realize corretamente a técnica.

É o que diz o gerente do Samu de Fortaleza, capital do Ceará, Cristiano Rola. “Em todas as situações de primeiros socorros é necessário manter a calma, para poder agir com segurança e inteligência. A manobra pode ser executada tanto em crianças, quanto em adultos. A técnica é simples e, se aplicada corretamente, pode mudar o desfecho de quem está sofrendo o engasgo”, explica.

De acordo com o Samu de Fortaleza, a manobra de Heimlich consiste em utilizar as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que simula uma tosse forçada, que faz com que o objeto seja expulso das vias aéreas.

Veja abaixo o passo a passo para aplicar a manobra em adultos e crianças maiores que um ano:

  • Abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen;
  • No caso de adultos, posicionar-se atrás da pessoa ainda consciente;
  • No caso de crianças, posicionar-se atrás, mas de joelhos;
  • Atrás da vítima, coloque uma das mãos sobre a região da “boca do estômago”, estando essa mão fechada e, com a outra mão, comprima a primeira mão, ao mesmo tempo em que empurra a região dentro e para cima, parecendo que está levantando a pessoa;
  • Observação: Em caso da pessoa ser obesa ou gestante no último trimestre, realizar as compressões sobre o esterno, na linha entre os mamilos, e não sobre o abdômen.
  • Continue o movimento até que a pessoa elimine o objeto que está causando a obstrução.

Atenção: Em caso de pessoa inconsciente, não realize a manobra e contate imediatamente o serviço de emergência, através do telefone 192.

Manobra
Aprenda como fazer a manobra de Heimlich (Corpo de Bombeiros do Acre/Divulgação)

A corporação ainda divulgou um vídeo educativo sobre a manobra:

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!