Manobra de Heimlich: Aprenda a realizar técnica que pode evitar tragédias em casos de engasgos

Saiba como realizar a manobra de Heimlich em adultos e crianças (Divulgação/Samu Fortaleza)

O que fazer ao presenciar alguém se engasgando? E se a vítima for uma criança ou um bebê? Para muitos, a resposta imediata à situação pode ser o desespero, mas saber aplicar técnicas de salvamento pode ser a diferença entre a vida e a morte em momentos de emergência. Aprenda a realizar a manobra de Heimlich para ajudar vítimas de engasgos.

É importante frisar que, diante desses casos, a orientação é sempre chamar o socorro, seja pelo telefone 192 (para o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência, o Samu) ou o 193 (para o Corpo de Bombeiros). Mas, até a ajuda chegar, qualquer pessoa pode socorrer a vítima aplicando a manobra de Heimlich, desde que realize corretamente a técnica.

É o que diz o gerente do Samu de Fortaleza, capital do Ceará, Cristiano Rola. “Em todas as situações de primeiros socorros é necessário manter a calma, para poder agir com segurança e inteligência. A manobra pode ser executada tanto em crianças, quanto em adultos. A técnica é simples e, se aplicada corretamente, pode mudar o desfecho de quem está sofrendo o engasgo”, explica.

Manobra de Heimlich

De acordo com o Samu de Fortaleza, a manobra de Heimlich consiste em utilizar as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que simula uma tosse forçada, que faz com que o objeto seja expulso das vias aéreas.

Veja abaixo o passo a passo para aplicar a manobra em adultos e crianças maiores que um ano:

  • Abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen;
  • No caso de adultos, posicionar-se atrás da pessoa ainda consciente;
  • No caso de crianças, posicionar-se atrás, mas de joelhos;
  • Atrás da vítima, coloque uma das mãos sobre a região da “boca do estômago”, estando essa mão fechada e, com a outra mão, comprima a primeira mão, ao mesmo tempo em que empurra a região dentro e para cima, parecendo que está levantando a pessoa;
  • Observação: Em caso da pessoa ser obesa ou gestante no último trimestre, realizar as compressões sobre o esterno, na linha entre os mamilos, e não sobre o abdômen.
  • Continue o movimento até que a pessoa elimine o objeto que está causando a obstrução.

Atenção: Em caso de pessoa inconsciente, não realize a manobra e contate imediatamente o serviço de emergência, através do telefone 192.

Manobra de Heimlich
Aprenda como fazer a manobra de Heimlich (Corpo de Bombeiros do Acre/Divulgação)

A corporação ainda divulgou um vídeo educativo sobre a manobra:

Manobra em crianças e bebês

Engasgar é uma coisa muito comum, principalmente quando se é criança. Os procedimentos de emergência devem ser aplicados caso as vítimas enfrentem dificuldades para respirar devido ao engasgo.

Veja o passo a passo:

Bebê consciente

  • Coloque o bebê de bruços em cima de seu braço e faça 5 compressões (golpes com o calcanhar das mãos) entre as escápulas (no meio das costas);
  • Depois, vire o bebê de barriga para cima e faça 5 compressões sobre o esterno (osso do meio);
  • Se conseguir visualizar o objeto, retire-o;
  • Caso não seja possível a visualização do objeto, nem a retirada, continue realizando as compressões até a chegada do serviço de emergência, através do telefone 192.

Observação: Esta manobra em bebês é mais fácil ser executada com o auxílio de uma cadeira ou assento.

Bebê inconsciente

  • Deite o bebê de barriga para cima sem seu braço e abra boca e nariz;
  • Verifique se o bebê está respirando;
  • Se o bebê não estiver respirando, realize duas respirações boca-boca, bloqueando a boca e o nariz;
  • Observe se há expansão do peito; em caso negativo, realize novamente a respiração;
  • Contate imediatamente o serviço de atendimento de emergência, através do telefone 192.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais publicou nas redes sociais um vídeo educativo sobre a manobra de Heimlich em bebês. Confira:

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!