Brumadinho: Cilindro ‘altamente explosivo’ é encontrado na lama; bombeiros lançam estrutura única de descontaminação

Reprodução/CBMG

As buscas pelas vítimas do rompimento da barragem da mineradora Vale S.A. continuam em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. O trabalho foi interrompido após o Corpo de Bombeiros localizar, nesse sábado (2), um cilindro que vazava e estava parcialmente soterrado na lama.

De acordo com a corporação, o objeto foi encontrado após escavações e havia o risco do material ser altamente explosivo, por suspeitarem ser acetileno. Como o cilindro foi encontrado na área da usina de Instalação de Tratamento de Minério (ITM), o local foi isolado, por segurança, e os trabalhos de demolição precisaram ser interrompidos.

A equipe dos Bombeiros especializada em produtos perigosos foi acionada e o cilindro, fechado. Medições em outros pontos das áreas foram realizadas com o objetivo de certificar a segurança.

O rompimento da barragem Córrego Mina Feijão contabiliza até o momento 186 mortes e 122 pessoas desaparecidas. Entre elas estão funcionários da mineradora, terceirizados e membros da comunidade.

Corredor de descontaminação

A corporação ainda informou que os agentes empenhados nos trabalhos de buscas estão passando por um espaço denominado corredor de descontaminação. Essa estrutura é inédita no Brasil e está sendo utilizada devido à dimensão do incidentes.

Neste domingo (3), 109 militares dos bombeiros de Minas realizam os trabalhos de resgate que contam com o auxílio de 1 drone, 8 cães e 51 máquinas em operação.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!