Bruno Miranda segue líder do governo Fuad na Câmara de BH

08/01/2025 às 19h24
Bruno Miranda é líder de governo desde 2022. (Foto: Cristina Medeiros/CMBH)

O vereador Bruno Miranda (PDT) continuará como líder do governo Fuad Noman (PSD) na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte. Ao BHAZ, Miranda disse que está “ciente da responsabilidade” sobre o papel que irá desempenhar, sobretudo, em uma nova legislatura. O parlamentar, que perdeu a eleição para a presidência da Casa, ao ser derrotado por Juliano Lopes (Podemos), já ocupava a liderança de governo desde março de 2022.

“Recebo o convite ciente da responsabilidade que é, sobretudo, uma nova legislatura, com novos parlamentares, novos vereadores, de construir uma relação harmônica, propositiva para a cidade e, obviamente, uma base de governo que possa dar sustentação aos projetos importantes para a cidade”, disse Miranda.

Questionado se a derrota para a presidência da Câmara em janeiro poderia dificultar seu trabalho na Casa, o vereador desconversou. “É difícil o tempo todo. O que mais importa é seguirmos trabalhando por nossa cidade”, disse.

Blocos definidos

Passada a eleição para a presidência, começam agora as articulações para composição das bancadas e líderes. Até esta quarta-feira (8) dez bancadas já haviam sido formalizadas: a feminina, composta pelas 12 parlamentares mulheres, a do Novo, a do Partido Progressista (PP), a do Partido Social Democrático (PSD), a do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), a do Partido dos Trabalhadores (PT), a do Podemos (Pode), a do Partido Renovação Democrática (PRD), a do Partido Liberal (PL), a do Republicanos e a do SDD, formada pelos partidos Solidariedade, Cidadania, Democracia Cristã, União Brasil, Verde e da Mobilização Nacional.

Dois blocos partidários também foram definidos na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte: o BH Democrática (PCdoB e PDT) e o BH Merece Mais (Avante e MDB). 

Líderes

Seis blocos e bancadas já definiram os líderes. Entre as prerrogativas, está a responsabilidade de indicar os membros das comissões permanentes, de comissão parlamentar de inquérito e das comissões especiais.

  • Edmar Branco (PCdoB) será o líder do Bloco BH Democrática, que conta com Bruno Miranda (PDT) como vice-líder.
  • Loíde Gonçalves (MDB) é a líder do Bloco BH Merece Mais, composto ainda por Cleiton Xavier (MDB) e Juninho Los Hermanos (Avante).
  • Braulio Lara lidera a bancada do Novo, com Fernanda Pereira Altoé e Trópia
  • Pedro Patrus é o líder da bancada do PT, que conta também com Dr. Bruno Pedralva, Luiza Dulci e Pedro Roussef.
  • O líder da bancada do Podemos, que conta com Lucas Ganen e Professor Juliano Lopes, é José Ferreira. 
  • Irlan Melo lidera a bancada do Republicanos, da qual fazem parte também Arruda e Osvaldo Lopes.
     

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira é jornalista, formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), com mestrado em comunicação pela UFMG. Tem passagens pela Rádio Itatiaia, Rede Minas, TV Alterosa, governo do estado, Agência Minas e Centro de Comunicação da Universidade Federal de Minas. Venceu os prêmios de jornalismo CDL, em 2024, MOL, em 2023, e Amagis, em 2022, além de ter sido finalista dos prêmios ABMES, em 2023, CDL, em 2022 e 2023, e C6 Bank, em 2022. É editor do BHAZ.

Pablo Nogueira

Email: [email protected]

Pablo Nogueira é jornalista, formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), com mestrado em comunicação pela UFMG. Tem passagens pela Rádio Itatiaia, Rede Minas, TV Alterosa, governo do estado, Agência Minas e Centro de Comunicação da Universidade Federal de Minas. Venceu os prêmios de jornalismo CDL, em 2024, MOL, em 2023, e Amagis, em 2022, além de ter sido finalista dos prêmios ABMES, em 2023, CDL, em 2022 e 2023, e C6 Bank, em 2022. É editor do BHAZ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ