Catraca livre! ‘Busão Comunitário’ volta a circular por aglomerado da capital

busao da comunidade
Reprodução/Facebook

As ruas do Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul da capital mineira, voltarão a ser ocupadas pela circulação do Busão Comunitário do Tarifa Zero neste sábado (14). A iniciativa surgiu, ainda em 2016, como uma crítica e uma alternativa para moradores da região que dependem do transporte público. Sem auxílio da BHTrans, eles precisam se desdobrar para acessar diferentes partes da vila. Isso porque as linhas disponíveis não atendem a pontos importantes para quem vive no local.

O ônibus sem tarifa vai sair da avenida Jefferson Coelho da Silva, a famosa avenida do Cardoso. O itinerário segue pela avenida Mem de Sá até a estação do metrô Santa Tereza, na Zona Leste.

Em seguida, o coletivo fará um trajeto diferente do realizado no último ano. Moradores vão até a sede da BHTrans para levar um abaixo-assinado à empresa e pedir a criação de uma nova linha com circulação pelo aglomerado. Em 2015, quando o Busão surgiu, o órgão informou desconhecer qualquer pedido para implementação de novas linhas.

Atualmente, o Aglomerado da Serra é atendido pelas linhas 102 (Nossa Senhora de Fátima / Hospital Evangélico), 103 (Vila Cafezal / Rua Pouso Alto) e 107 (Vila Marcola / Rua do Ouro).

Ao Bhaz, a BHTrans explicou por meio de nota que existe uma licitação para atender ao pedido dos moradores do Aglomerado da Serra. Segundo a empresa que gerência o trânsito na capital, a linha terá as avenidas Mem de Sá, Cardoso e rua Capivari no trajeto. No entanto, esclarece que ainda não há data para início da operação.

Veja o comunicado na íntegra:

A BHTRANS esclarece que a licitação em curso do Sistema Suplementar terá uma nova linha que irá atender, entre outras demandas, a dos usuários entre a Estação de Metrô Santa Teresa e o Aglomerado da Serra. A linha terá no itinerário, entre outras vias, as avenidas Mem de Sá, Cardoso e a Rua Capivari. Ainda não há data para início da operação, que necessita, primeiramente, a conclusão da licitação do Sistema Suplementar. A licitação estava suspensa por decisão judicial até o último mês de dezembro, mas já foi retomada neste mês de janeiro. A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para acontecer em fevereiro de 2017.

Linha de Vilas e Favelas – Conforme definição nos contratos de concessão do Sistema de Transporte Municipal, essas linhas possuem característica de circular e atendem aos aglomerados urbanos da cidade, são operadas com veículos de menor capacidade e atendem à demanda que se desloca no próprio local ou mesmo possibilitando a integração com outras linhas sistema. Esse tipo de linha é implantado em locais cujo sistema viário possui restrição à circulação de ônibus convencional e os deslocamentos a pé dos seus moradores no acesso às linhas do entorno ultrapassam os padrões definidos para o sistema de transporte coletivo municipal.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!