Cafés premiados em concurso mineiro serão vendidos em supermercado de BH

produtor café campeão concurso de qualidade dos Cafés de Minas Gerais
Cafés premiados Concurso de Qualidade dos Cafés deMinas Gerais (Agência Minas/Gil Leonardi)

Os cafés premiados no 19º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2022 já podem ser comercializados. Nesta segunda-feira (2), os produtos foram lançados oficialmente na rede supermercadista Verdemar, em Belo Horizonte, integrando a linha “Cafés Campeões”.

Os produtos premiados são de agricultores de todas as quatro regiões produtoras de café de Minas Gerais: Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Chapada de Minas. Este é o quinto ano consecutivo que a rede Verdemar comercializa os cafés campeões.

Nessa edição, 16 cafeicultores tiveram as melhores classificações na competição de 2022. “Acho que poucos produtos significam tanto para Minas quanto o café, pela quantidade de empregos que gera e pelas exportações”, declarou o governador Romeu Zema (Novo).

“Nós queremos que os produtores tenham uma renda melhor. O Governo de Minas está dando total apoio para que possamos tornar Minas Gerais o estado referência em cafés de qualidade”, destacou.

Os cafés premiados do concurso de Minas Gerais têm em suas embalagens a foto e a história do agricultor, a nota obtida na competição, características do produto e o selo do concurso. “Ver meu produto sendo servido no dia a dia das pessoas é motivo de orgulho pra nós”, afirmou Ercilei José de Oliveira, o produtor campeão.

“Esse é um trabalho que fazemos com muito amor. Por isso, agradeço a todos os responsáveis por essa consideração. Nós somos pequenos produtores e a gente precisa dessa valorização”, declarou a vencedora do segundo lugar, Silvânia Veiga Teixeira de Lacerda.

Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

Na edição 2022 do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, 1.422 amostras de café arábica concorreram, de 153 cidades mineiras. O vencedor foi o produtor Ercilei José de Oliveira, de Manhaçu, região das Matas de Minas.

Os cafés participantes passam por análises físicas e sensoriais feitas por um júri de classificadores e degustadores de café. A primeira etapa classifica os produtos de acordo com as normas da SCA (Associação de Cafés Especiais).

Outro aspecto avaliado é a produção dos cafés participantes, que passa por uma avaliação socioambiental. Neste ano, o concurso está em sua 20ª edição, e as amostras concorrentes estão em fase de avaliação. A competição anunciará os ganhadores em dezembro.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!